All times are UTC [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 66 posts ]  Go to page 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Next
  Print view

Download de Séries: Opiniões
Author Message
PostPosted: 09 Feb 2009, 17:55 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 26 Jan 2009, 10:10
Posts: 2169
Bem em primeiro lugar queria abrir mais um tópico de discussão e lembrei-me de series. Todos nós as vemos, mas raros somos os que esperamos para vê-las na TV, ou porque os canais "abertos" só passam o mainstream e preferem passar o mesmo filme 40x ao ano (ou ficção portuguesa de "topo" que no fim é sempre a mesma babuseira), ou porque os canais pagos são demasiado caros para aquilo que oferecem e os horários nunca são os melhores.

A questão é óbvia, concordam com o download de séries "free", ou estariam dispostos a pagar por cada episódio estilo música no iTunes?


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Download de Séries: Ilegal, legal, concordam ou discordam?
PostPosted: 09 Feb 2009, 18:03 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 12:20
Posts: 4785
Location: Lisboa
Acho que devia ser legal, dado que actualmente com uma box tb podes gravar para ver mais tarde, desde que claro não utilizes para fins comerciais. E sinceramente da musica acho igual. Qdo eu gosto mesmo de um cd acabo por comprar, e o facto de ter acesso a downloads faz com que acabe por conhecer mais bandas do que se tivesse de comprar os cds todos.

_________________
Image oHhh poxinhas


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Download de Séries: Ilegal, legal, concordam ou discordam?
PostPosted: 09 Feb 2009, 18:07 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 13 Jan 2009, 18:37
Posts: 2662
Location: atrás de ti
A grande maioria das séries são "free", conheces o Hulu? Se viveres na América podes ver montes séries em alta definição pela internet logo não se coloca a questão do ilegal. Deviam era deixar o mundo inteiro ver, como é pela internet podiam por publicidade pelo meio que era impossível passar à frente ou remover, mas pagar não.

_________________
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Download de Séries: Ilegal, legal, concordam ou discordam?
PostPosted: 09 Feb 2009, 18:21 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 26 Jan 2009, 10:10
Posts: 2169
Pois, mas eu não vivo nos EUA, por isso não posso recorrer a sites como esse, e mesmo que pudesse não poderia fazer download dos mesmos, só ver a stream e eu estava a falar do dowload mesmo. Isso é ilegal em Portugal pelo menos não?


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Download de Séries: Ilegal, legal, concordam ou discordam?
PostPosted: 09 Feb 2009, 18:49 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 29 Jan 2009, 13:11
Posts: 1902
Location: Somewhereeeee Beyond the seeea
Só será ilegal tirar séries da internet vivendo em Portugal se as séries já tiverem sido registadas e, embora não tenho a certeza, legendadas: i.e Prison Break ou 24 (embora não tenha a certeza se é na televisão publica ou a TV cabo está incluída), isto na teoria. Na pratica a verdade é que as leis do Copyright e das licensas em Portugal apenas são fiscalizadas nos filmes e numa ou outra série e mesmo assim o que se vê mais são chineses e ciganos a vender bootlegs...

Eu no meu caso não me posso queixar muito porque me limito maioritariamente a tirar Anime da internet, 99% dos quais nunca pisarão sequer o solo português sem ser por importação.

_________________


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Download de Séries: Ilegal, legal, concordam ou discordam?
PostPosted: 09 Feb 2009, 18:54 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 00:49
Posts: 2040
O download é ilegal, claro. Aliás, até o stream, visto que o Hulu só permite para os EUA.

Eu acho que se os sistemas de partilha de séries oferecem um serviço melhor que os canais, que demoram meses a transmitir uma série se é que alguma vez o fazem, não são "imorais". Quando eu tenho um serviço como o IsLife que me oferece um episódio traduzido dois ou três dias depois de ser transmitido nos EUA enquanto um canal normal só mo disponibiliza meses depois não me parece que tenha nenhuma obrigação em vê-lo no canal, eles é que devem fazer um melhor trabalho.

Besides, eu pago pela Cabovisão, logo mesmo que veja uma série online estou a pagar na mesma por ela. O único caso mais "duvidoso" é quando são séries antigas, que já não passam nos canais mas há em DVD. Nesse caso acho que é mais correcto comprar o DVD, mesmo que vejamos primeiro um episódio ou dois para avaliar a qualidade da série.

EDIT: @above: não sei se não será ilegal mesmo que a série não seja vendida cá, pode ser sempre registada mundialmente ou em toda a Europa.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Download de Séries: Ilegal, legal, concordam ou discordam?
PostPosted: 09 Feb 2009, 19:55 
Teh dieb
Teh dieb
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 15:13
Posts: 5863
Location: Maida Vale
Sinceramente o meu carecup está bastante empty relativamente à ilegalidade da coisa. Sejamos francos, não estamos a falar de um crime violento, mas sim de um sistema de distribuição que está morto, caduco e desactualizado.
Se a série não está cá, como é que a vejo? Não vou comprar naquela de gastar dinheiro. Vejo uma season ou outra, se gostar compro, se não gostar shift+del é a serventia da casa.
O que mais me irrita depois é a constante criminalização de quem retira da internet, e não de quem vende ilegalmente. Além disso, a publicidade que por exemplo passa no cinema "você não roubaria um carro" é a comparação mais falaciosa e asinina, que sinceramente me tira um grande LOL quando vou ao cinema. Verdade seja dita, a criminalização de um "vitimless crime" como este, menos vontade me faz de gastar €5 no cinema.

Resumindo, as leis do copyright não ajuda quem faz, quem vê e quem populariza a série/musica/filme. Séries como Family guy, sem a fanbase de net que tem nunca teria mais que 2 seasons.
Apenas ajuda um grupo selecto de pessoas, normalmente nas grandes companias de distribuição.

Isto são os meus 2 cents

_________________
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Download de Séries: Ilegal, legal, concordam ou discordam?
PostPosted: 09 Feb 2009, 20:12 
Knight who says nee!
Knight who says nee!
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 17:20
Posts: 3773
Location: City of the Moon
Concordo, eles que se preocupem em encontrar os verdadeiros criminosos.

Nisto das séries não se faz mal a ninguém e também não se retira nenhum beneficio monetário.

(nota: eu não saco nada, mas mesmo assim é o que acho)

_________________
[center]Image[/center]


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Download de Séries: Ilegal, legal, concordam ou discordam?
PostPosted: 09 Feb 2009, 20:15 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 12:20
Posts: 4785
Location: Lisboa
São os teus 2 cents e os meus tb.

_________________
Image oHhh poxinhas


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Download de Séries: Ilegal, legal, concordam ou discordam?
PostPosted: 10 Feb 2009, 00:39 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 00:49
Posts: 2040
Mike Portnoy wrote:
Sinceramente o meu carecup está bastante empty relativamente à ilegalidade da coisa. Sejamos francos, não estamos a falar de um crime violento, mas sim de um sistema de distribuição que está morto, caduco e desactualizado.
Se a série não está cá, como é que a vejo? Não vou comprar naquela de gastar dinheiro. Vejo uma season ou outra, se gostar compro, se não gostar shift+del é a serventia da casa.
O que mais me irrita depois é a constante criminalização de quem retira da internet, e não de quem vende ilegalmente. Além disso, a publicidade que por exemplo passa no cinema "você não roubaria um carro" é a comparação mais falaciosa e asinina, que sinceramente me tira um grande LOL quando vou ao cinema. Verdade seja dita, a criminalização de um "vitimless crime" como este, menos vontade me faz de gastar €5 no cinema.

Resumindo, as leis do copyright não ajuda quem faz, quem vê e quem populariza a série/musica/filme. Séries como Family guy, sem a fanbase de net que tem nunca teria mais que 2 seasons.
Apenas ajuda um grupo selecto de pessoas, normalmente nas grandes companias de distribuição.

Isto são os meus 2 cents


A venda também é criminalizada, e aliás cá em Portugal que eu saiba já foram presos bastantes vendedores e nenhum downloader particular. Claro que os anúncios são feitos para os particulares, achas que um vendedor vai assustar-se com um anúncio daqueles? :P

E o crime pode não ser "vitimless", principalmente se usares Torrents. Tu ou eu se calhar compramos se gostarmos ou se não pudéssemos ver não comprávamos na mesma, mas há quem pagasse se não tivesse de borla, e ao usar Torrents estás a disponibilizar parar "potenciais compradores", e portanto a ser cúmplice.
E muitas séries não são como o Family Guy, que é bastante mais virado para o pessoal mais novo e que já não vê tanta TV.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 66 posts ]  Go to page 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Next

All times are UTC [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot post attachments in this forum

Search for:
Jump to:  
cron
Style by phpBB3 styles, zdrowie zdrowie alveo
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group