All times are UTC [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 127 posts ]  Go to page Previous  1 ... 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13  Next
  Print view

Re: Programação - Tudo
Author Message
PostPosted: 01 Jul 2009, 00:03 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 14 Jan 2009, 16:00
Posts: 3679
Location: Lisboa
estou a ver q és barra em programação ò Johnny :P


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Programação - Tudo
PostPosted: 01 Jul 2009, 00:27 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 19:44
Posts: 6325
Location: Maceda
Havia aqui alguém que andava na FEUP em Engenharia Informática. Acho que era o Ceno...

Como é que é o curso e tal? A nível de dificuldade e assim. Há bué anos que quero seguir Engenharia Informática, para o ano vou para o 12º e curtia bué entrar na FEUP, mas epá não sei como é aquilo e tales. É que também posso ir para Aveiro. Mais alguém que tenha andado em EI, como é o curso?

_________________
Image
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Programação - Tudo
PostPosted: 01 Jul 2009, 00:29 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 25 Jan 2009, 21:39
Posts: 2484
ADORO programação em baixo nível... controlar directamente hardware e coisos :>

No meu curso estuda-se muito essa parte, principalmente pelos projectos com DSP's (Processador Digital de Sinal) e microcontroladores. Essa foi talvez a cadeira que mais gostei de fazer.
A cadeira tinha 3 trabalhos, o primeiro era projectar um CPU

Quote:
Especificação

O CPU a projectar deve seguir uma arquitectura típica formada por uma unidade de processamento e uma unidade de controlo. No projecto da arquitectura, deve ter em conta os aspectos seguintes:
− Bus de dados interno e de acesso às memórias de 8 bits;
− Capacidade de endereçamento de memória de código de 1K posições;
− Capacidade de endereçamento de memória de dados de 128 posições;
− Dois bancos de registos localizados nos primeiros endereços de memória de dados (0 – 7).
Cada banco tem quatro registos e a selecção dos bancos é feita através da variável RBSel;
− Uma pilha localizada em memória de dados. O topo da pilha é identificado pelo registo
SP (registo interno do CPU). O registo SP é iniciado com o valor 40h após inicialização do
CPU (reset);
− Uma ALU e um registo A (acumulador). A ALU é implementada como um circuito combinatório que, para além do resultado das operações, gera uma flag CY (carry/borrow) que reflecte o arrasto da última operação aritmética realizada;
− A flag CY e a variável RBSel encontram-se mapeadas no último endereço de memória de dados;
− A arquitectura do conjunto de instruções (ISA) é composta pelas instruções seguintes:

MOV addr,A Move A para endereço directo (addr) ← A;
MOV A,Rn Move Rn para A A ← Rn;
MOV A,#const8 Move constante 8 bits para A A ← const8;
MOV @Rn,A Move A para indirecto Rn (Rn) ← A;
ADDC A,Rn Adiciona Rn com A e carry A ← A + Rn + cy;
SUBB A,Rn Subtrai Rn e borrow de A A ← A - Rn – cy;
XRL A,Rn Xor lógico de A com Rn A ← ARn;
JNZ A,offset Jump se A≠0 If (A ≠ 0) PC ← PC+offset;
JC offset Jump se carry igual a 1 If (cy=1) PC ← PC+offset;
JNB bit, offset Jump se A[bit] igual a 0 If (A[bit]=0) PC ← PC+offset;
DJNZ Rn,offset Decrementa Rn e jump if Rn≠0 Rn = Rn-1; if (Rn≠0) PC ← PC+offset;
PUSH addr Push endereço directo SP = SP+1; (SP) ← (addr);
POP addr Pop endereço directo (addr) ← (SP); SP=SP-1;
SJMP offset Jump relativo PC ← PC + offset;
LCALL c_addr Chama rotina SP = SP+1; (SP) ← PC; PC ← c_addr;
RET Retorna de rotina PC ← (SP); SP=SP-1;


addr – endereço de 8 bits; Rn – registo R0-3; bit – índice de 3 bits; const8 – constante de 8 bits; c_addr – endereço de 10 bits; offset – deslocamento relativo de 8 bits ([-128, +127]) referente ao endereço da próxima instrução


Projectei o CPU usando Bus partilhado e reaproveitando a ALU para todas as instruções que recorressem a somas a incrementos. Defini a codificação do set de instruções para que quase todo o controlo de hardware fosse feito a partir dos bits do opcode.

Haviam bons trabalhos que tinham nos dois casos críticos 17 estados para uma instrução, os meus tinham 5 estados e os outros casos eram feito e 3 ou menos. Gostaram tanto do meu trabalho que no semestre seguinte foi utilizado nas aulas como caso de estudo :>

_________________
Image

Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Programação - Tudo
PostPosted: 01 Jul 2009, 01:22 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 14 Jan 2009, 15:35
Posts: 3648
Scan_Ferr wrote:
Havia aqui alguém que andava na FEUP em Engenharia Informática. Acho que era o Ceno...

Como é que é o curso e tal? A nível de dificuldade e assim. Há bué anos que quero seguir Engenharia Informática, para o ano vou para o 12º e curtia bué entrar na FEUP, mas epá não sei como é aquilo e tales. É que também posso ir para Aveiro. Mais alguém que tenha andado em EI, como é o curso?


O curso é muito bom. Agora é mestrado integrado, portanto sais de lá como mestre, e garantidamente com trabalho científico feito e um contacto muito forte com empresas, principalmente pela disciplina de laboratorio de gestão de projectos q é o supra-sumo do curso. Portanto, sais de lá valorizado para o mercado de trabalho, isso é garantido.

Em termos de trabalho/dificuldade, Informática, ao contrário de outros cursos da FEUP tem uma abordagem mais prática, portanto vais-te ver a fazer uma boa dose de noitadas e a estranhar pq é q praticamente só estão gajos de informatica na faculdade aquela hora :P A teoria tb é importante, mas, sinceramente, e eu sei q dizer isto não é muito politicamente correcto, só vais precisar de estudar a sério se quiseres ter boas notas. (Disclaimer: Há disciplinas em que a teoria é mais importante, no entanto. E prepara-te para arrancar logo em grande, pq em informática, matemáticas e fisicas são feitas a correr e quem não acompanhar fica preso a essas disciplinas durante anos.)

Mais valias do curso são as disciplinas q se focam em areas economicas/comportamento interpessoal, LBD e LGP com projectos reais para empresas reais, o facto da opinião dos alunos contar msm (quando uma cadeira corre mal, as coisas mudam garantidamente) e ainda podes fazer parte duma empresa júnior, q é a junifeup p valorizar o curriculo e lidar logo com clientes e tal, e ainda ha uma data de outros grupos e nucleos com projectos interessantes em q podes participar, se tiveres interesse.

E dps claro, sendo FEUP, tens das melhores condições do país, professores qualificados, excelente ambiente entre colegas (até vais adorar as tais noitadas), contactos importantes e tudo e tudo e tudo.

Mas isto é assim, eu posso falar o que quiser, a verdade é esta: seja FEUP, seja UA, não tens problema nenhum. Qualquer uma é uma excelente escolha para informática e não te arrependeras se for esta a área cientifica em que queres investir.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Programação - Tudo
PostPosted: 01 Jul 2009, 01:29 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 19:44
Posts: 6325
Location: Maceda
Well, deixaste-me ainda mais motivado :P

Ao nível de Assembly e afins, tenho muito poucos conhecimentos disso. Aprende-se lá tudo, ou convém levar umas bases de trás? Sim, sei é recomendado levar, mas queria saber lá é dado tudo e isso. No teu caso, por exemplo, já sabias de trás?

Outra coisa, ao nível da Física o que é que se dá em concreto? Estive a ver no site e vi que Física é dada em 2 semestres, something like that...

Estou com média de 15,9 (fora os exames). Para o ano queria subir uma beca, para conseguir entrar nisso. Parece-me muito bom e sim, queria mesmo investir na área.

_________________
Image
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Programação - Tudo
PostPosted: 01 Jul 2009, 01:31 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 24 Jan 2009, 17:51
Posts: 1305
Location: Seixal
não sei como é na FEUP, mas com 15,9 tens média mais que suficiente pra entrar em EI.

_________________
[center]Image[/center]


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Programação - Tudo
PostPosted: 01 Jul 2009, 01:38 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 00:49
Posts: 2040
Eu entrei com 14.4 na UNL e 70% do pessoal do curso entrou com notas mais baixas.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Programação - Tudo
PostPosted: 01 Jul 2009, 01:44 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 19:44
Posts: 6325
Location: Maceda
http://www.acessoensinosuperior.pt/detc ... 05&frame=1

_________________
Image
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Programação - Tudo
PostPosted: 01 Jul 2009, 01:47 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 14 Jan 2009, 15:35
Posts: 3648
Mesmo que não tenhas conhecimentos de informática, irás aprender tudo o que é necessário, no worries. Eu já sabia programar alguma coisa em C, mas não tinha grandes bases para além do q era já hobby meu. Sim, em ITI aprendia a trabalhar com Word, Excel e Access mas isso era uma cagada. Logo no inicio aprende-se fundamentos de programação e o objectivo é aprender a programar e a programar bem, não te põem logo a debitar código desorganizado para trás e para a frente. Para isso já chegam os gajos de electro.

E não stresses com Assembly por duas razões:
- A partir do momento em que entras no espirito da coisa até é simples.
- A programação em baixo nível vai-se limitar a duas ou três disciplinas nos dois primeiros anos do curso. Sim, uma delas é disciplina de laboratório, mas mesmo nessa provavelmente vais usar muito mais C do que Assembly. Pelo menos foi o caso no meu ano, e foi para fazer o jogo Pong, que é sempre engraçado.

Em relação a fisica, quando eu fiz os primeiros anos a coisa era diferente, mas em principio vai ser muito electromagnetismo para a cabeça numa delas e na outra devem ser sistemas dinamicos, basicamente mt integral e equações diferenciais para a cabeça. Mas vais poder mexer mt no computador para fazer aquilo, q o prof contribui mt para a aplicação maxima e poe os alunos a mexer naquilo.

Yah, as médias têm subida um bocado nos últimos anos, mas ainda é acessivel. eu so tenho pena q tenham posto portugues como especifica, espero que isso não faça diminuir a apetencia dos feupinhos para engenharia:|


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Programação - Tudo
PostPosted: 01 Jul 2009, 01:57 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 19:44
Posts: 6325
Location: Maceda
Tenho conhecimentos de informática, mas nada de muito gigante :P


Well, eu pensava que o curso era uma complicação do caralhão, mas pelo que estás a dizer e, trabalhando nas merdas e ter gosto pelo que se faz até é bem porreiro. A física, electromagnetismo até é acessível. Mas vejo que há entre-ajuda e os professores são nices, pelo que dizes.


Uma coisa, descobri há uns meses isto. Mandei vir os manuais todos (um de cada vez), porque na altura tinha a opção de ter em .pdf ou então eles mandarem os livros impressos e são muito nices e chegavam relativamente rápido (vinha um gajo da UPS a casa trazer a encomenda). E acima de tudo, era grátis. Actualmente, parece que só estão disponíveis em .pdf, mas também há lá a opção de enviarem um CD com os manuais...


Vinha assim:

Image

_________________
Image
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 127 posts ]  Go to page Previous  1 ... 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13  Next

All times are UTC [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot post attachments in this forum

Search for:
Jump to:  
cron
Style by phpBB3 styles, zdrowie zdrowie alveo
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group