All times are UTC [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 51 posts ]  Go to page 1, 2, 3, 4, 5, 6  Next
  Print view

UPS valem a pena para protecção de picos?
Author Message
PostPosted: 06 Oct 2014, 11:32 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 02:40
Posts: 5087
Estou a fazer um computador novo relutantemente que o meu actual está a morrer de vez depois de muitos anos a dar problemas com idas pra garantia, peças trocadas, etc. Suspeito que a fonte seja a origem disto tudo, e estou a pensar comprar uma UPS para proteger o PC de picos de corrente e merdas afins, portanto alguém aqui tem experiência disso e sabem-me dizer mais ou menos o que procurar ou algo que me aconselhem? Percebo tanto disto como de ballet... Estou mesmo interessado na parte da protecção mais que a bateria em si, é porreiro poder desligar tudo normalmente caso falhe a corrente mas ainda é secundário pra mim que o que quero é mesmo garantir que não frito nada por algum azar. Também não sei até que ponto o hardware moderno é resistente a este tipo de coisas, daí a ideia de investir nisto.

_________________
He talks of San Francisco, he's from Hunter's Bar. I don't quite know the distance but I'm sure that's far, yeah I'm sure that's pretty far.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: UPS valem a pena para protecção de picos?
PostPosted: 06 Oct 2014, 14:16 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 25 Jan 2009, 21:39
Posts: 2484
Isso é para um desktop?
Já há muitos anos que isso deixou de valer a pena. O próprio SO tem protecção para evitar perdas de dados a um pico de tensão só afectará a fonte de alimentação, se essa for minimamente decente.
Mais vale comprares uma régua (extensão com várias fichas) com protecção e não pensares muito mais no assunto...

_________________
Image

Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: UPS valem a pena para protecção de picos?
PostPosted: 06 Oct 2014, 17:24 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 02:40
Posts: 5087
É para um desktop, eu penso nisso porque os problemas que tenho provavelmente vieram da fonte ou qualquer coisa eléctrica dado que é algo que tem sido comulativo e a fonte já teve alguns precalços, a minha rede de casa também tem que se lhe diga dado que cada vez que se ligam/desligam as luzes da cozinha ou da casa de banho as minhas colunas têm uns picos de interferência que até se ouvem bastante bem:| mas não estou preocupado com a protecção de dados, é mais a protecção do hardware mesmo. Tou um bocado paranóico com isso para o novo desktop, daí considerar a cena.

Tenho uma régua da APC com um botão on/off mas fora isso não faço puto ideia de qualquer protecção que possa ter... Na própria régua também não há referência a nada, ou esse botão é a própria protecção de que falas? É que se for não tem servido de muito que nunca desligo aquilo.

Mas nessa onda, poderia ainda comprar isto: http://www.chiptec.net/perifericos-exte ... 8-usb.html

Suponho que faça o serviço?

Btw a fonte é uma Corsair CX-600W portanto a qualidade não está em causa.

_________________
He talks of San Francisco, he's from Hunter's Bar. I don't quite know the distance but I'm sure that's far, yeah I'm sure that's pretty far.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: UPS valem a pena para protecção de picos?
PostPosted: 06 Oct 2014, 23:33 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 19:44
Posts: 6325
Location: Maceda
Há quanto tempo tens as fonte?

_________________
Image
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: UPS valem a pena para protecção de picos?
PostPosted: 06 Oct 2014, 23:40 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 02:40
Posts: 5087
A velha, à uns 7-8 anos. Sei que já perdeu capacidade entretanto sim, mas até mesmo sem load em cima tinha os problemas todos:|

_________________
He talks of San Francisco, he's from Hunter's Bar. I don't quite know the distance but I'm sure that's far, yeah I'm sure that's pretty far.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: UPS valem a pena para protecção de picos?
PostPosted: 06 Oct 2014, 23:43 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 19:44
Posts: 6325
Location: Maceda
Pá, acontece :P Qual é o PC que estás a montar? Acabei de montar um também, lol. Estou à espera que cheguem as peças.

_________________
Image
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: UPS valem a pena para protecção de picos?
PostPosted: 06 Oct 2014, 23:59 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 02:40
Posts: 5087
Aconteceu em má altura, anda à anos a dar problemas e precisava que se aguentasse mais uns tempos até meio de 2015 praí, agora vou ter de gastar dinheiro que estava religiosamente guardado pra me dar um arranque quando for sair de casa. Já tirei mais algum daí pra comprar o carro e umas outras cenas, agora vou ter de repôr uma quantidade que com o PC já se está a tornar demasiado para realisticamente o conseguir em tempo útil. E arranjar um trabalho também não está fácil. A cena é que também estou a tomar uma shotgun aproach a isto, à 2 anos mudei a motherboard + cpu + ram + gráfica para poucos meses depois começar a ter os mesmos problemas outra vez, até recentemente que por algum motivo deixou de se queixar... até na quinta feira passada deixá-lo desligado da corrente durante a noite e depois foi um caos para conseguir algum sinal dele ou ponta por onde lhe pegar pra começar o troubleshooting, que da última vez foi inútil. Neste momento só funciona ligado ao GPU do i5, e com problemas à mistura de qualquer maneira. Dado que já estou com ideias de fazer um pc de raíz à algum tempo vou fazê-lo agora que prefiro nem trazer peças do antigo para o novo não me vá eu foder outra vez, o timing é que não é o melhor.

/rant

Anyway... Copy paste dum excel que tenho aqui:

Asus GRYPHON Z97 Armor Edition Intel Z97 SK1150
Intel Core I7-4790 3.6GHz (4.0GHz Turbo) 8MB BOX
Gigabyte GTX970 G1 GAMING 4GB GDDR5 PCI-E
Kingston DDR3 HyperX FURY Red 2x4GB 1866MHz Cas10
Corsair CX-600W 12cm Builder Series V2 80Plus
Western Digital Caviar Blue 1TB 64MB SATAIII (6GB/s) - EZEX
BitFenix Phenom M (Micro-ATX) White
1Life sps:socket 8 USB

Estou a incluir a tal régua, just in case. Ainda não fiz a compra mas em princípio será a build final, se tiveres alguma crítica, principalmente na RAM, estás à vontade. Mete aí o teu também já agora.

_________________
He talks of San Francisco, he's from Hunter's Bar. I don't quite know the distance but I'm sure that's far, yeah I'm sure that's pretty far.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: UPS valem a pena para protecção de picos?
PostPosted: 07 Oct 2014, 09:54 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 19:44
Posts: 6325
Location: Maceda
Vais comprar uma mobo para overclock e o cpu não faz oc :P vê bem isso. Se for só para jogar, um i7 não compensa muito.

O meu é quase igual na verdade, xD.

I5 4690k
Asrock z97 extreme 3
Mesmas rams mas eu optei por 1x8gb. Para futuros upgrades é melhor.
Corsair cx ou cs(não me lembro) 750w
Corsair carbide spec 02
Ssd ja tenho
Hdd também
Asus VN248H. Queria o BenQ mas já não há guito :(

Btw, falta-te aí um ssd :p

_________________
Image
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: UPS valem a pena para protecção de picos?
PostPosted: 07 Oct 2014, 12:01 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 02:40
Posts: 5087
A mobo estou a comprar porque é a única em formato mATX que suporta SLI, estou a manter essa hipótese em aberto. Também em tantos anos nunca fiz um overclock ao CPU e achei que desta vez nem valia apena gastar dinheiro na versão K, epa tenho a noção que mesmo correndo tudo bem vou acabar a comprar hardware mais cedo pelo gasto acrescido dum overclock:|

Vi algumas reviews desse CPU vs o i7 4790k e ainda assim nalguns casos a diferença não é tão pouca quanto gostaria mas também não é nada de outro mundo... Agora deixast-me na dúvida, obrigadinho hein. 9D

Do SSD, epa... Eu queria fazer umas gravações de jogos também e estava a pensar ir com 2 HDD até, mas ontem ainda pesquisei sobre o assunto e fiquei com vontade de ter o SSD realmente. A cena é que tendo os jogos num HDD, convinha gravar para um outro HDD ainda, e de qualquer maneira iria causar mais desgaste de escrita no SSD não? Mesmo ignorando as gravações, um SSD não tem ainda menos tempo de vida que o outro, mesmo em uso do dia a dia?

_________________
He talks of San Francisco, he's from Hunter's Bar. I don't quite know the distance but I'm sure that's far, yeah I'm sure that's pretty far.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: UPS valem a pena para protecção de picos?
PostPosted: 07 Oct 2014, 18:34 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 25 Jan 2009, 21:39
Posts: 2484
Sim, uma régua dessas será suficiente para proteger os mambo.
Quanto à lista de HW, já não olho para isso há décadas, não faço puto do que existe no mercado e preços... ultimamente já fico contente se o meu funcionar.

O SSD é um must have. comprei um de 256GB para o portátil (Dell E5420) e é da noite para o dia!
Vou receber um portátil novo, HP ProBook 640 ou 840 G1 e vou transferir o disco. O de origem (500GB 7200RPM) fica numa caixa externa para os backups :)

Custou ~95€, Crucial MX100. Tem umas excelentes reviews...

_________________
Image

Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 51 posts ]  Go to page 1, 2, 3, 4, 5, 6  Next

All times are UTC [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot post attachments in this forum

Search for:
Jump to:  
cron
Style by phpBB3 styles, zdrowie zdrowie alveo
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group