All times are UTC [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 321 posts ]  Go to page Previous  1 ... 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 ... 33  Next
  Print view

Re: Biblioteca Tud'a Monte
Author Message
PostPosted: 10 Nov 2009, 20:52 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 12:20
Posts: 4785
Location: Lisboa
Eu acabei de ler "A Filha do Capitão" e não estava a espera de gostar tanto.

_________________
Image oHhh poxinhas


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Biblioteca Tud'a Monte
PostPosted: 06 Dec 2009, 21:56 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 19:44
Posts: 6325
Location: Maceda
A Morte de Ivan Ilitch - Tolstoi

Genial.

_________________
Image
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Biblioteca Tud'a Monte
PostPosted: 06 Dec 2009, 22:11 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 13 Jan 2009, 01:36
Posts: 2397
Location: Charneca da Caparica
De momento, tou a ler o Gomorra de Roberto Saviano.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Biblioteca Tud'a Monte
PostPosted: 10 Jan 2010, 19:18 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 00:49
Posts: 2040
Quote:
Lançamento do livro Economia(s)

No dia 14 de Janeiro, pelas 18.30 horas, na Livraria Almedina, Atrium Saldanha, Lisboa será apresentado o livro “Economias” da autoria de Francisco Louçã e José Maria Castro Caldas, investigador do CES.

A obra será apresentada pelo Professor João Ferreira do Amaral.

Resumo
Este livro serve para estudar Economia. É destinado aos que estudam nos primeiro anos do ensino superior, mas também aos que simplesmente querem saber como funcionam as economias modernas. É portanto escrito para ser lido por qualquer pessoa interessada.

Difere de outros em vários aspectos e por vários motivos. Em primeiro lugar, foi escrito tendo em consideração a realidade da economia global, mas também a da União Europeia. Em segundo lugar, usa a economia portuguesa como material de trabalho. Em terceiro lugar, recusa uma visão monolítica da Economia, que a apresenta como o estudo de uma ciência irrefutável acerca de economia da mercado. Pelo contrário, nele apresentamos a Economia como uma ciência social em desenvolvimento, plural, cheia de contradições vivas, que estuda mercados, instituições e actividades económicas e que se orienta para a resolução de problemas sociais.

Assim, este livro abrange os principais tópicos tratados pelos restantes do mesmo tipo – procura, oferta, regulação e trocas-, mas acrescenta uma abordagem histórica, emprírica e factual que evita as teorias excessivamente simplificadoras. E conta a história destas ideias através dos seus protagonistas.

Um livro não ensina tudo. Mas se for bem sucedido, ensina a aprender e dá as pistas necessárias para que o estudante prossiga a sua descoberta de conceitos, de técnicas e de teorias.

Francisco Louçã
Economista, professor catedrático no Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa. Principais obras publicadas: The Years of High Econometrics – A Short History of the Generation that Changed Economics (2007), Ciclos e Crises no Capitalismo Global – Das Revoluções Industriais à Revolução da Informação, com Chris Freeman, da Universidade do Sussex (2002), Coisas da Mecânica Misteriosa (1999) e Turbulência na Economia (1997).

José Castro Caldas
Economista, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professor no ISCTE entre 1986 e 2007. Publicou Escolha e Instituições – Análise Económica e Simulação Multiagentes (2000).


Isto não é uma recomendação, pelo contrário: gostava de saber as vossas opiniões sobre livros de economia para "iniciantes", de preferência em Português.
Sendo da área de informática não tenho pretensões de me tornar um estudioso de economia, mas gostava de ler um bom livro que desse uma visão geral da história da economia e das teorias actuais.
Este pareceu-me interessante.
Alguém tem sugestões?


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Biblioteca Tud'a Monte
PostPosted: 10 Jan 2010, 19:51 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 29 Jan 2009, 19:24
Posts: 1141
Há varios livros de iniciação à economia excelentes. Duvido que um escrito pelo Louçã o seja. Mas já deves conhecer os meus biases...

Sugiro estes, ou traduções destes:

Worldly Philosophers, Robert Heilbroner
New Ideas From Dead Economists, Todd Buchholz

(estes dois são mais ou menos livros de historia, mas é uma boa forma de aprender algo sobre uma nova área)

Economics in One Lesson, Henry Hazlitt
Naked Economics, Charles Wheelan
Hidden Order, David Friedman
Basic Economics, Thomas Sowell
Common Sense Economics, James Gwartney et al. (não li este mas já ouvi dizer bem)


Estes livros são tipo... popular science. O que é bom, o melhor de aprender economia é aprender a pensar como um economista. Não sei bem ajudar se o que queres aprender é sobre taxas de juro e inflação. Essas merdas aprendia nas aulas de macro e não tinha mta vontade de ir ler mais livros sobre isso.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Biblioteca Tud'a Monte
PostPosted: 10 Jan 2010, 20:11 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 12:20
Posts: 4785
Location: Lisboa
O Economia do Samuelson

http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.as ... 8448146191

Tenho aqui em portugues e posso emprestar para leres

_________________
Image oHhh poxinhas


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Biblioteca Tud'a Monte
PostPosted: 10 Jan 2010, 20:23 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 29 Jan 2009, 19:24
Posts: 1141
Um textbook de 800 páginas não é propriamente um livro de economia para iniciantes ó Cagoita.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Biblioteca Tud'a Monte
PostPosted: 10 Jan 2010, 21:08 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 00:49
Posts: 2040
Anyway, agradeço o empréstimo mas é melhor não; ainda tenho aqui um par de livros de alguém que entretanto deixou o país o_o felizmente são coisas baratas.

Provavelmente começo pelo Worldly Philosophers, há várias cópias (traduzidas) livres da biblioteca na FCT.

Obrigado aos dois pelas sugestões!


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Biblioteca Tud'a Monte
PostPosted: 10 Jan 2010, 21:21 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 12:20
Posts: 4785
Location: Lisboa
a primeira parte do livro e mto boa, se ele depois gostasse lia o resto.

_________________
Image oHhh poxinhas


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Biblioteca Tud'a Monte
PostPosted: 11 Jan 2010, 01:30 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 13 Jan 2009, 01:36
Posts: 2397
Location: Charneca da Caparica
warding wrote:
Há varios livros de iniciação à economia excelentes. Duvido que um escrito pelo Louçã o seja. Mas já deves conhecer os meus biases...

Sugiro estes, ou traduções destes:

Worldly Philosophers, Robert Heilbroner
New Ideas From Dead Economists, Todd Buchholz

(estes dois são mais ou menos livros de historia, mas é uma boa forma de aprender algo sobre uma nova área)


Pegando no assunto, recomendarias esses dois a alguém que pretende seguir história mas até está +/- interessado em saber alguma coisa sobre economia?


Top
 Profile  
Reply with quote  

Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 321 posts ]  Go to page Previous  1 ... 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 ... 33  Next

All times are UTC [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot post attachments in this forum

Search for:
Jump to:  
Style by phpBB3 styles, zdrowie zdrowie alveo
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group