Quote:
O From Dust pode ser um jogo inovador no género de God Game na medida em que se controla a Natureza e na maneira como tal se faz. Também tem gráficos bonitos, é verdade. Mas falta-lhe qualquer coisa e eu podia dizer que não sei bem o que é, mas sei.
Por um lado o jogo é interessante: A maneira como a natureza é controlada e se molda o terreno movimentando areia, lava e água, e como se usam os poderes disponíveis, torna as coisas únicas - não vai haver duas pessoas que acabem com o mapa exactamente igual, nem que tenham feito tudo exactamente da mesma maneira. O Story mode é cativante e tem uma curva de dificuldade capaz de prender o jogador. Adiciona-se a isto o facto de existir um Challenge mode que tem aspectos bastante interessantes e que obriga a pensar de novas formas, limitando o número de acções que se tem ao dispor e isto com um temporizador, para que se possa sempre tentar fazer melhor.
Por outro lado, é um jogo rápido.O Story mode tem apenas um punhado de níveis que para o jogador médio proporcionam nó máximo 10-15h de divertimento.O motor de jogo tem também imenso potencial para que se torne num Sandbox daqueles que dá sempre vontade de lá voltar e fazer algo de novo, mas o algo de novo acaba-se rápido. Existe um nível onde se pode criar o terreno à nossa vontade, com rios e vulcões incluídos. No entanto não vai para alem disso mesmo: um nível. Um jogo deste tipo merecia um Map editor onde se pudesse dar asas à imaginação e criar mapas completos e jogáveis ( e já agora partilháveis, através de uma comunidade online ). Assim seria possível expandir as possibilidades do jogo. Basta ver o que acontece com outros jogos que possuem map editors completos: As pessoas pegam nisso e tentam ir além dos limites, expandir as possibilidades do jogo e dar-lhe uma nova jogabilidade. Podiam existir mais achievements ou outros modos de jogo. As possibilidades são imensas, mas a Ubisoft ficou-se pelo motor bonito. É como criar um carro desportivo e usá-lo para ir as compras ao mercado da esquina, um subaproveitamento de capacidades flagrante.
Com isto tudo estamos perante um jogo que podia ser mais do que é, mas que se ficou pelo caminho. Todo o trabalho posto no motor de jogo torna-se quase inútil se não há maneira de o aproveitar. Esperemos que a Ubisoft se aperceba do que tem em mãos caso algum dia decida lançar uma sequela. Ficarei à espera.