MasterBarata wrote:
Acabaste de me perder eu ha uma semana nao fazia um cu no excel, O que e uma chave numerica? O que queres dizer com uma string de texto? Queres dizer que se quiser fazer sort de 500 companhias durante um ano e se quiser que cada dia tenha um unique identifier que é mas rapido se em vez de combinar o nome da companhia com a data e mais rapido eu criar um numero inteiro para isso. que meto numa coluna ao lado da base de dados? Dando um exemplo simples quando sacas data deste genero ela vem vem mais ou menos assim (a preto) e tu segures que faça o que meti a vermelho:
data (t) - Companhia1 - Return - Identifier1 1
Data (t+1)- Companhia1 - Return - Identifier1 2
Data (t+2) - Companhia1- Return - Identifier1 3
Data (t) - Companhia2 - Return - Identifier2 4
Data (t+1)- Companhia2 - Return - Identifier2 5
(etc)
Depois dizes que e melhor usar um if e depois com sum do que usar logo o sum if?
Obrigadissimo!
epá, trocaste-te todo..
String é um conjunto de caracteres (texto). procurar um número inteiro "custa" uma milésima do processamento para procurar uma string.
Se o
par data-companhia não se repetir, podes criar um id por cada companhia, concatenar com a data e converter para inteiro (multiplica por 1), por exemplo:
data | Companhia | ID
22/01/2013 | Casa das Putas | 1
na célula D2, metes "= (A2&C2)*1" , que te dará o valor 412961.
Este valor pode ser usado como um ID para pesquisa (index-match, vlookup, etc) muito mais eficiente que procurar por uma string que junta "22/01/2013Casa das Putas".
Do sum e if, não é nada disso... Tens fórmulas que utilizam pesquisa de forma mais genérica, como o SUMIF
S e COUNTIF
S (com o 'S' no fim). Essas fórmulas são extremamente ineficientes e só devem ser usadas quando não há alternativa ou quando a quantidade de dados for pequena. É preferível dividir o procedimento em várias etapas do que usar uma dessas fórmulas genéricas que recebem 'n' argumentos.