Cenotaph wrote:
A China pode ser eficiente internamente como tu dizes, não digo que não porque também não interessa para o caso estar a ser picuinhas sobre isso. Mas também é à custa do que é imposto à população e do que é a realidade chinesa e essa realidade seria inaceitável nos EUA ou Europa. Ao ignorares este facto estás a ignorar o que criticas em quem usa critérios economicistas.
Engraçado. Cá me parece que validamos todos os dias esse mesmo país e regime cada vez que compramos um produto made in china.
Essa parte não apontas?
Eles têm o sistema que têm porque nós assim o queremos. Convêm-nos.
Quote:
Em termos globais a China acaba por ser menos eficiente do que uma Índia ou Brasil, por exemplo, e é dos países mais relevantes aquele que aumentou mais as emissões destacado, portanto há sempre trabalho a fazer.
A India, um dos paises mais corruptos e o pais mais burocratico do mundo, mais eficiente que a China? Tás a tirar uma com a minha cara?
53% do GDP Chinês vem da industria sendo que das maiores fatias vai para produção pesada.
Apenas 27% no caso da India. A maior parte do GDP da India vem da parte dos serviços.
Quote:
Se a China está a tomar medidas muito bem, achas que eu tenho algo contra isso? Mas facto é que neste momento a China é um papão filha da puta. Os EUA também têm tomado medidas, só precisam de acelerar o processo, mas sem radicalismos estúpidos. Se a China chegar a Copenhaga e explicar todo o bom trabalho que dizes que tem feito é evidente que será positivo até para a contribuição que os EUA estejam dispostos a fazer, não há nada de mal aqui. Como eu disse, não se pode esperar que os EUA se sacrifiquem sem outros o fazerem, mas se a China de facto já o está a fazer, logo já se pode esperar alguma coisa em troca, têm é de estar todos a apontar para o mesmo objectivo, é o que eu sempre disse de início. A ver vamos o que é que o futuro nos reserva tanto num país como noutro.
Os EUA são um bicho papão maior. Temos pena. Eles passaram a produção para a China, e mesmo assim emitem o mesmo com um quarto da produção.
Enquanto a china tem planos relevantes, os EUA ainda estão presos com lobbies e think-tanks.
Quote:
Não faço futurologia nem subestimo o poder da economia americana. A parte dos americanos quererem é a única relevante para a argumentação que fiz.
O que eles querem vai deixar de ser relevante em menos de 10 anos.