Não sei onde estava a discussão sobre os carros eléctricos e afins por isso ponho aqui isto:
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Masatami Takimoto: "No futuro vão coexistir várias tecnologias automóveis"
Masatami Takimoto, vice-presidente executivo da Toyota, diz em entrevista ao Expresso que a massificação dos automóveis eléctricos ainda está longe e que no futuro vão coexistir várias tecnologias.
A era dos automóveis eléctricos está a chegar?
Há muita gente que afirma que sim, mas a limitada autonomia dos actuais automóveis eléctricos, o tempo que as baterias levam a ser recarregadas e o preço elevado não permitem conquistar uma forte adesão entre os consumidores. Mesmo com a tecnologia mais recente das baterias de lítio (semelhantes às baterias dos nossos telemóveis).
E a ideia de o reabastecimento ser feito de uma forma mais rápida, através de um sistema de troca e aluguer de baterias?
É uma boa ideia mas, para ser viável, é necessária a standardização das baterias por todos os fabricantes existentes no mercado.
Não é possível, também, aumentar a autonomia das baterias de lítio, de modo a que os carros eléctricos possam percorrer mais quilómetros sem serem reabastecidos?
Com a tecnologia actual não é possível aumentar muito mais a autonomia, o que significa que precisamos de desenvolver uma nova geração de baterias de lítio mais eficientes.
Em todo o caso, a Toyota continua a apostar na tecnologia 100% eléctrica...
Sem dúvida. Estamos a desenvolver veículos eléctricos tendo como horizonte a produção em massa por volta do ano 2012 e penso que serão uma boa alternativa para as pequenas distâncias urbanas.
E a tecnologia híbrida?
A tecnologia híbrida é a mais importante das nossas tecnologias de poupança de energia. O nosso motor, que combina dois motores eléctricos eficientes a baixas velocidades e um motor a gasolina eficiente a altas velocidades, e que pode ser facilmente aplicado a veículos híbridos plug-in (cuja bateria pode ser carregada em casa), eléctricos e híbridos a células de combustível, é o melhor sistema neste momento.
Sendo assim, qual vai ser a tecnologia do futuro?
Acreditamos que no futuro vão coexistir várias tecnologias, como a híbrida, a eléctrica ou os automóveis a gás. Mas neste momento temos 10% dos nossos recursos humanos na área da investigação a trabalhar exclusivamente nos híbridos.
A Toyota quer ter até 2020 uma alternativa híbrida em cada um dos seus modelos. Não lhe parece que os consumidores têm de esperar demasiado tempo?
É o prazo mais curto que conseguimos. A Toyota tem muitos modelos e a criação de um novo modelo leva, em média, cerca de seis anos a concretizar-se.
No Japão já existe no mercado uma carrinha híbrida a diesel, a Toyota Dyna. Há planos para produzir este veículo comercial na Europa, nomeadamente na Salvador Caetano, em Portugal?
Não, por enquanto não temos planos para o fabricar na Europa.
Quando poderão os consumidores encontrar no mercado um automóvel de passageiros híbrido a diesel?
Para o híbrido a diesel entrar massivamente no mercado são necessários muitos anos de investigação, porque os custos de desenvolvimento de motores mais eficientes a diesel são muito elevados.
E quais são os planos da Toyota quanto ao Prius plug-in?
Vamos introduzir no Japão, EUA e União Europeia cerca de 500 automóveis a nível experimental no final deste ano, todos equipados com baterias de lítio. E no futuro, os híbridos plug-in que usarem biocombustíveis e energia solar poderão ajudar a concretizar uma meta decisiva: a mobilidade totalmente livre de emissões de CO2.
Fonte@ Kupp, eu não vivo em zonas de ricos e tenho um ISP decente com velocidades até acima da contratada. Win pra mim?
