ok, então vamos para alguns exemplos concretos...
Uma companhia 'imaginária' precisa de comunicações num certo ponto, mas não há possibilidade de passar cabos, pelo tipo de terreno. Este ponto até é elevado e tem linha de vista com outro ponto onde eles tem um centro de comunicações, logo pensam na hipótese de um link de rádio. Ninguém lá percebe desse tipo de equipamentos e não sabem sequer o que procurar.
- Mateus, precisamos de um link de rádio para transporte de 4 canais RS232, 4 canais FXS e mais uns de E&M. São 5km em linha de vista, sobre água do mar.
Com esses dados o Mateus determina a potência de emissão, o tipo de antena e respectivo ganho, a altura das torres para desobstrução da 1ª elipsóide de Fresnel e garantir que a fase do sinal reflectido no terreno não degrade o sinal recebido, além do ângulo de fogo e outras coisas...
Determinado isso, o Mateus escolhe o equipamento de rádio, tendo em conta se vale a pena ser uma canal licenciado ou se se pode fazer em banda livre e se as especificações do equipamento cumprem as normas da ANACOM, que é uma beca esquisita. Também é preciso ter em conta os tributários suportados pelo equipamento.
Feito isso, é preciso escolher um MUX que transporte os canais pretendidos num agregado correspondente aos tributários do equipamento de transmissão ou através de um conversor de acesso, e TER A CERTEZA ABSOLUTA que os equipamentos são completamente compatíveis, já que raramente são do mesmo fabricante.
Tudo isso tem de ser feito da forma mais simples, modular, expansível e acima de tudo rentável.
Isso é um resumo do resumo do resumo do trabalho para esse caso... normalmente é muito pior que isso

Então, esse trabalho seria feito por quem? por algum gajo com o 9º ano e uns cursos profissionalizantes? nop...
O gajo que estava lá antes de mim já tinha um mestrado em Tele e o anterior também... ainda estou pra perceber como consegui entrar

Ahh, a parte comercial... algumas semanas antes, marquei uma reunião com esse cliente e fiz uma pequena apresentação da empresa e do alguns equipamentos que comercializamos e ele falou-me dos projectos que estão em andamento ou previstos, além de outras necessidades pontuais...