All times are UTC [ DST ]

Post new topic Reply to topic  [ 2746 posts ]  Go to page Previous  1 ... 251, 252, 253, 254, 255, 256, 257 ... 275  Next
  Print view

Re: Jornal Tud'a Monte
Author Message
PostPosted: 27 Jan 2014, 20:03 
Chuck Norris
Chuck Norris

Como e obvio nao tenho nada contra "praxes" desse genero. Acho fixe que hajam passos para reformar as praxes nesse sentido.

Sobre as fotos, os Ingleses tem particular gosto em se cagarem todos e em andar nus. A grande diferenca e ser voluntario ou ser administrado por 'veteranos'. Se nao estou em erro, freshers week acontece geralmente antes das aulas comecarem, portanto nao ha la veteranos para praxar ng.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 27 Jan 2014, 20:32 
Chuck Norris
Chuck Norris

Portanto, se se cagarem todos sozinhos é fixe. Se tiver lá um gajo trajado ao lado, é uma humilhação.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 27 Jan 2014, 20:38 
Chuck Norris
Chuck Norris

Nao es capaz de discernir a diferenca?

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Jan 2014, 01:08 
Chuck Norris
Chuck Norris

warding wrote:
Como e obvio nao tenho nada contra "praxes" desse genero. Acho fixe que hajam passos para reformar as praxes nesse sentido.

Sobre as fotos, os Ingleses tem particular gosto em se cagarem todos e em andar nus. A grande diferenca e ser voluntario ou ser administrado por 'veteranos'. Se nao estou em erro, freshers week acontece geralmente antes das aulas comecarem, portanto nao ha la veteranos para praxar ng.

Desculpa lá.
Eles estão nus, a comer limões com um chapéu ridículo na cabeça.
Todos a fazer a mesma coisa com os mesmos acessórios, não me venhas com tretas que isto é coincidência.
Fizeram, sem dúvida, de forma involuntária, mas foram incentivados por alguém.

Tal como a foto em que tá tudo cheio de farinhas e afins.
Eu não me lembro da última vez que andei com farinha nos bolsos e acabei como um croquete antes d'ir ao óleo.
Eles sabiam e foram incentivados a fazer isto.
Claro que se divertiram e fizeram-no de livre vontade, mas não deixou de ser uma praxe a que foram """obrigados""".

Tu tens muita razão em muito daquilo que dizes, mas agora não estás a ter nenhuma.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Jan 2014, 10:57 
Chuck Norris
Chuck Norris

Aquela foto é de uma 'tradicional' foam fight em St. Andrews.

Estou a defender que a semana de integração de caloiros não deve envolver qualquer tipo de hazing. Dei como exemplo o que vi na U. of Bath. Não sei sinceramente o que se faz em St. Andrews, nem me interessa para ser sincero. Não defendo, como é óbvio, abusos quer em PT, nas fraternities nos EUA ou na Escócia. Pelo menos no caso de Bath, os estudantes de outros anos ainda não chegaram à universidade na altura da Freshers' week, e penso ser este o caso em grande parte das universidades, daí me parecer duvidoso que hajam rituais de obediência. Mas ao que parece em St. Andrews tb há um ritual de apadrinhamento que recentemente passou a descambar para também haver hazings - mas é uma tradição específica da universidade.

Image

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Jan 2014, 11:16 
Teh dieb
Teh dieb

homens de palha e o que andas a fazer, lol

http://expresso.sapo.pt/praxes-o-pais-d ... as=f852618

E btw, pelo que entendi, os gajos que morreram nao eram caloiros. Portanto, "praxe" esta um bocado fora disto.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Jan 2014, 11:49 
Chuck Norris
Chuck Norris

Onde estão os homens de palha? Onde é que o que eu disse não é representativo das praxes?

O rumo que esta discussão tem seguido é que quem as defende, menciona que há rituais de integração positivos e que nem tudo são abusos, ou que estes são raros nas suas instituições. Mas eu não estou a argumentar contra eventuais praxes 'boas', tipo organizar caloiros para ir limpar matas ou wtv. Estou a argumentar contra as instituição de classes (caloiros/veteranos/dux/wtv), contra a cultura de obediência (tipo sanções de unhas se te portares 'mal', tipo ires ao tribunal da praxe de te portares 'mal', tipo fazeres outras cenas mais chatas se te portares 'mal') sendo que portar mal significa não obedecer, e contra abusos. Muito mencionam Universidades em que a coisa toma uma notação mais 'soft', mas então OK, se a ideia é reformar as praxes de forma a esquecer as coisas más e criar novos rituais bons, então ;? . Infelizmente, não me parece que seja isso que está a acontecer.

Este artigo vale a pena ler, para ambos os lados da questão:
http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... os-1621112
Achei interessante:
Quote:
No início do século XX, há histórias célebres de tentativas de suavizar as praxes, como a do jovem Aristides de Sousa Mendes, futuro cônsul, e do seu irmão gémeo César, que promoveram as “Festas de recepção aos novatos” na Universidade de Coimbra, onde estudavam Direito em 1905. Com José d’Arruella e outros “rapazes cheios de intenções generosas”, o grupo recebeu os caloiros com poesia, música e teatro, numa tentativa de pôr fim à “velha usança das troças” que, por vezes, se tornavam “sumamente agressivas”, conta Lina Alves Madeira, na revista Rua Larga, da UC. Na altura, a iniciativa foi saudada por Guerra Junqueiro, Gomes Leal e Bernardino Machado. Com a proclamação da República, a praxe quase desaparece.

DbC, as praxes não se aplicam só aos caloiros, aparentemente.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Jan 2014, 12:03 
Teh dieb
Teh dieb

warding wrote:
Onde estão os homens de palha? Onde é que o que eu disse não é representativo das praxes?

Basicamente tudo.
Estas a mencionar que a praxe e tipo a Coreia do Norte a criar fanaticos fascistas como subserviencia quase cega.

Quote:
se a ideia é reformar as praxes de forma a esquecer as coisas más e criar novos rituais bons, então ;? . Infelizmente, não me parece que seja isso que está a acontecer.

Pois nao, porque a proporcao de histeria de exemplo mau para bom e de 1milhao para um.
As praxes da limpeza da mata de Faro e Gambelas sao anuais, tem cariz solidario / proteccao civil e merecem uma historia num jornal regional, se merecerem.
6 gajos vao para o mar, com ligacoes a "praxe", na melhor das hipoteses, vagas e o mundo cai.

Sentido, nenhum

Se calhar ao inves de darem tanto cariz aos exemplos maus, deem aos bons. Que sao mais. E seguem ao longo do ano e nao so em epoca de praxe.

Quote:
DbC, as praxes não se aplicam só aos caloiros, aparentemente.

Pois nao.
As praxes aplicam-se para quem quer. Tenho dito.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Jan 2014, 12:05 
Chuck Norris
Chuck Norris

Para quem quer... entrar na universidade e não ser um social outcast no seu início. Ou quem quer entrar num clube desportivo... ou quem quer entrar no exércio. Etc...

Bom, um dia hão de ver a luz. 8) And that's all I have to say about this.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Jan 2014, 12:07 
Teh dieb
Teh dieb

warding wrote:
Para quem quer... entrar na universidade e não ser um social outcast no seu início.

Bom, um dia hão de ver a luz. 8)

Escolheste a faculdade errada. E curso.

Profile  
Reply with quote  

Post new topic Reply to topic  [ 2746 posts ]  Go to page Previous  1 ... 251, 252, 253, 254, 255, 256, 257 ... 275  Next

All times are UTC [ DST ]