All times are UTC [ DST ]

Post new topic Reply to topic  [ 1705 posts ]  Go to page Previous  1 ... 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53 ... 171  Next
  Print view

Re: Parlamento Tud'a Monte
Author Message
PostPosted: 27 Sep 2010, 21:28 
Teh dieb
Teh dieb

Quote:
http://economico.sapo.pt/noticias/as-oito-recomendacoes-da-ocde-para-mudar-portugal_100108.html

Em vésperas de apresentação do Orçamento de 2011, a OCDE publica um estudo sobre os caminhos que Portugal deve seguir.

1) AUMENTO DE IMPOSTOS
Um dos primeiros avisos deixados pela OCDE é que "o Governo deve estar preparado para aumentar mais os impostos". E o agravamento fiscal deve ser feito, segundo a organização, no IVA e no IMI e numa amplitude que compense a redução das contribuições para a Segurança Social (outra das recomendações). Em relação ao IMT, a organização recomenda que esse imposto seja aplicado apenas nas transacções iniciais e que, no longo prazo, seja mesmo substituído pelo IVA. Em termos fiscais, também se sugere uma simplificação do regime fiscal que amenize os custos das PME.

2) SALÁRIOS CONGELADOS
O congelamento de salários é apresentado como condição para alcançar os objectivos orçamentais, dado ser imperativo, na avaliação da OCDE, baixar os custos unitários de trabalho e melhorar a competitividade. Por essa razão, até 2013, recomenda-se o congelamento de salários na Função Pública, sinal que deverá ser replicado no sector privado. "As negociações devem assegurar que os salários não crescem mais do que a produtividade", avisa.

3) CORTE NOS BENEFÍCIOS E DEDUÇÕES FISCAIS
Para a OCDE "o Governo deveria ir mais longe no corte das despesas fiscais" já que em Portugal utiliza-se em demasia as deduções e benefícios fiscais que normalmente até "beneficiam mais os contribuintes com rendimentos mais elevados". No documento também se lê que "o sistema fiscal português é caracterizado por muitas despesas fiscais, que estreitam a base contributiva e por isso obrigam a taxas de impostos mais elevadas do que seria necessário".

4) REVISÃO DO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO
Uma das recomendações deixadas pela OCDE é a revisão de toda a arquitectura do subsídio de desemprego. Notando que o trabalho em Portugal está fortemente segmentado em contratos temporários e contratos definitivos, a OCDE recomenda que se alivie a protecção no emprego (mais flexibilização) aos trabalhadores com vínculo para amenizar as diferenças entre os dois regimes. Redução do período para se ter acesso ao subsídio de desemprego é outra sugestão da organização, que espera que algumas medidas anti-crise nesta área sejam mesmo "temporárias".

5) MAIS COMPETITIVIDADE E FLEXIBILIZAÇÃO LABORAL
Outras recomendações deixadas por Angel Gurría é um incremento de flexibilidade na relação entre patrões e trabalhadores com vista, também por esta via, a melhorar a competitividade no país. E neste campo exige-se que se continue a apostar nos sectores exportadores tradicionais, como os têxteis e o turismo, e ao mesmo tempo que se vão transferindo recursos para os sectores com mais potencial de crescimento, como o tecnológico.

6) CONTROLO E TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS PÚBLICAS
A OCDE diz também que Portugal deve controlar a despesa em todos os corredores do Estado, e não apenas a nível central, e deixa um apelo para uma transparência total nos contratos celebrados em regime de Parcerias Público-Privadas (PPP). Também se recomenda a imposição de um tecto para o crescimento da despesa pública.

7) EDUCAÇÃO NO TOPO DA AGENDA
Melhores resultados na educação não serão alcançados sem o reforço da promoção de igualdade de oportunidades, avisa a OCDE, que alerta para a elevada taxa de retenção em Portugal, elogiando, ao mesmo tempo, os programas do Governo neste campo, nomeadamente as Novas Oportunidades.

8) INFRA-ESTRUTRURAS DE TRANSPORTES SÃO ESSENCIAIS
Reconhecendo que adiar algumas obras foi uma decisão acertada dada a crise financeira, a OCDE argumenta que para um pequeno país periférico como Portugal as infra-estruturas na área dos transportes são fundamentais. Por isso aconselha a que a construção do novo aeroporto de Lisboa se torne novamente uma prioridade assim que houver condições financeiras.

O rir

Quote:
O Governo deve estar preparado para aumentar impostos, recomenda a OCDE num estudo sobre Portugal.

"Como a consolidação necessária é considerável, o Governo deve estar preparado para aumentar mais os impostos, concentrando-se naqueles que geram menos distorção para o crescimento, tais como o consumo (IVA) e impostos sobre a propriedade", lê-se no documento.

Nos impostos sobre propriedade, a OCDE sugere uma subida no IMI e a subsituação, no longo prazo, do IMT pela cobrança de IVA nas vendas de casas novas.

Dá-lhe gás.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Sep 2010, 00:29 
Chuck Norris
Chuck Norris

Qual é o teu comentário à informação citada?

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Sep 2010, 09:36 
Chuck Norris
Chuck Norris

o warding a "amanda" lenha... hehehe

Eu acho que já desisti de me chatear. De 8 tópicos 6 são a encavar os contribuintes. Porque não cortam a puta da despesa pública? Alguém faz ideia de quanto o Estado paga em viaturas e combustiveis para os meninos?

Foda-se, meu salário não chega ao fim do mês... vou deixar de pagar contas ou xular na empresa, mas reduzir meu nível de vida nem pensar...

Image

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Sep 2010, 12:03 
Chuck Norris
Chuck Norris

Cortar nas benésses é giro, mas não chega para muito.

Vão ter de cortar nos salários e pensões.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Sep 2010, 14:36 
Teh dieb
Teh dieb

182Milhoes de euros por ano em esbanjamento de flores, carros.
Despesas de representação a dar com um pau.

Eu até nem me importo de mamar com mais 1% de IVA. Mas andarem a falaar em aumento de Impostos, sem falarem em diminuição da do cusato do estado, nem falarem em como raio vão fazer jump-start à industria é apenas mais do mesmo até pelo menos 2018.

Nós não nos livramos desta merda porque não temos industria.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Sep 2010, 21:49 
Chuck Norris
Chuck Norris

Porquê até 2018? O que se passa em 2018?

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Sep 2010, 21:53 
Teh dieb
Teh dieb

Berlioz wrote:
Porquê até 2018? O que se passa em 2018?

Preparações para eleições de 2020.
O problema é que nem o Sócrates nem o PPC têm a cabeça para sair do pantano politico. São politcos, logo são merda.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 28 Sep 2010, 22:25 
Chuck Norris
Chuck Norris

Eu vou-me rir é quando tivermos de pagar os juros da obrigações que tamos a pagar. Duvido que isto se resolva tudo com aumento de impostos pois desde o governo do Durão que já aumentamos em 4% o IVA, e com mais 2% só tamos a adiar o inadiavel o corte na despesa. Tudo bem que isto são medidas recessivas mas não temos margem para sermos contra ciclicos neste momento, por isso iremos-nos foder.

Eu acho que será dificil a longo prazo estarmos melhor do que tamos agora, porque temos vindo a viver simplesmente acima do nosso produto, usamos a folga da baixa da taxa de juro das obrigações que foi criada com a adesão ao euro para quê? ... aumentar a despesa... E quando ela acabou? Começou o problema com defices incontrolaveis, que fez com que o pantano que é a nossa economia desde a decada de 90 (ok talvez desde dos anos 70...) desabasse toda com a ajuda da crise internacional. É impossivel termos um sector não transacionavel com tanto peso que nos influencia os salarios nos transacionaveis, minamos demasiado a nossa competitividade.

Depois e na minha opinião e acho que é geral, cagando largo no pacto de estabilidade (quem é que liga a isso) o problema da dívida mete-se pelo facto de tirando a EDP, Galp e PT, todas as entidades que queiram obter financiamento levam com a taxa de 6% que se fodem. Há que conseguir aumentar a percentagem de poupança de alguma maneira. Agora como, boa pergunta, mas parece-me que tirando meia dúzia dos suspeitos do costume, toda a gente se tá a cagar para isso!

Fomos e seremos campeoes!

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 29 Sep 2010, 21:49 
Teh dieb
Teh dieb

IVA a 23% e cortes na função publica.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 29 Sep 2010, 21:50 
Chuck Norris
Chuck Norris

Ya

Profile  
Reply with quote  

Post new topic Reply to topic  [ 1705 posts ]  Go to page Previous  1 ... 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53 ... 171  Next

All times are UTC [ DST ]