Cagoita
|
Posted: 06 Jul 2009, 17:12 |
|
Joined: 12 Jan 2009, 12:20 Posts: 4785 Location: Lisboa
|
Ok arranjei noticias
A ‘low-cost' irlandesa Ryanair está a estudar a possibilidade de vender bilhetes de avião a passageiros que estejam dispostos a viajar de pé em rotas de pequeno curto.
De acordo com a empresa, a medida pode aumentar a capacidade dos aviões em 30% e reduzir custos em 20%.
O presidente executivo da empresa, Michael O'Leary, afirmou que, caso a ideia seja aprovada pela autoridade de aviação irlandesa, esta será implementada através da adaptação de aviões já existentes e nos novos aparelhos que entretanto sejam comprados, já com o interior modificado.
Segundo o mesmo responsável, a empresa já falou com a Boeing sobre a viabilidade de um projecto para modificar a parte traseira dos aviões para instalar uma série de "assentos verticais", semelhantes às cadeiras de um balcão de bar.
Assim, acrescenta, o passageiro poderá sentar-se e colocar o cinto ou permanecer de pé, quando as condições de voo permitirem e a viagem não superar os 90 minutos de duração.
Para o porta-voz da empresa, Stephen McNamara, a iniciativa está em total conformidade com os procedimentos de segurança. O mesmo responsável afirmou ainda que os passageiros vão pagar menos pelo bilhete caso optem por viajar em pé. Segundo o "Daily Mail", um esquema similar foi posto em prática recentemente pela companhia chinesa Spring.
Esta é a última de uma série de medidas de redução de custos postas em prática pela Ryanair. Entre as outras iniciativas estão a intenção de obrigar os passageiros a levar a sua própria bagagem até ao avião, a cobrança de 1 libra esterlina para a utilização da casa de banho durante o voo e a introdução de um imposto de obesidade para passageiros com excesso de peso.
Desde Outubro do ano passado que a companhia irlandesa não dispõe de balcões de 'check-in' nos aeroportos, sendo o cliente obrigado a fazer o procedimento via internet. Caso tenha bagagem a despachar, o passageiro é obrigado a pagar uma taxa.
A companhia aérea ‘low-cost' está também interessada em concorrer com a TAP nos voos domésticos em Portugal, com ligações entre Lisboa e Porto, agora que anunciou a criação de uma base permanente a partir da cidade nortenha.
A entrada deste operador no mercado interno poderá ocorrer já a partir de Outubro, altura em que a Ryanair irá fixar um pequeno "hub" no aeroporto Sá Carneiro.
»»»»»»»»»»»»»»»» Eu só me questiono se isto é possível. Nem de pé num expresso se pode ir qto mais de avião, mesmo de curta distancia, tao e a aterragem e a descolagem???
_________________
oHhh poxinhas
|
|