Li agora 2 ou 3 páginas de rajada e ia fazer demasiados quotes, portanto vou saltar essa parte.
Em Portugal, e na situação onde estamos, 1000€ por mês era um alívio para muita gente. Talvez numa situação económica melhor, esses mesmos 1000€ seriam realmente considerados miséria, mas cá, e como as coisas estão, não é assim.
nikA, dizes que 1000€ para ti não te chegavam para uma vida decente, que seja mais do que apenas sobreviver. Concordo contigo só no sentido de que não devemos abdicar de bens como a cultura ou o lazer, seja quando for. Uma pessoa que não faça mais nada da vida sem ser trabalhar e pagar contas dá em doida. Mas a cultura não tem de ter um peso assim tão grande no orçamento mensal. Ok, se calhar um festival qq de verão tem aquela banda que "curtes mm bueda bués", e gostavas de ir ver, mas no processo arrotas 50€ ou mais, dependendo de onde é o tal festival. Existe outro tipo de concertos e eventos que te saem bem mais baratos, diga-se a custo 0, e não é por serem baratos que deixam de ter valor.
É como tudo, não é por ser baratinho que não tem valor. Viver na capital obviamente q tem custos, mas há muitos outros sitios onde viver que são demasiadamente subvalorizados. E aí o custo de vida é bem mais barato, ao ponto desses 1000€ mensais te darem para bem mais do que sobreviver.
Posso-te dar o meu exemplo, apesar de ser um estudante ainda, tenho de me organizar com o meu dinheirinho. Gasto 140€/mês em Renda+Contas da casa. Temos uma net qqcoisa da sapo q dividido por todos dá 5€ a mais na conta. TV há 4 canais. Não me importava de ter mais, mas é mesmo assim. Não preciso de transportes para ir a lado nenhum na cidade, com um bocadinho de vontade vai-se a todo o lado a pé. Saídas a noite saem baratas até, enquanto em Lx pagas 5€+ por qq bebida branca, eu pago 3 e pouco pelas mais caras. E podia continuar com muita coisa mais, mas resumindo, consigo viver com 350€ mês.
Podes dizer que vivo num cú de judas, mas se todos pensassem assim, portugal era em Lisboa e Porto, e o resto era paisagem.
Agora, falando desse senhor, o que ele considera miséria é o dobro do ordenado minimo nacional, mais coisa menos coisa. Mas os cortes vão sempre prós miseráveis, e nos ordenados milionarios deles não se toca porque "não chega para viver". Mete nojo