All times are UTC [ DST ]

Post new topic Reply to topic  [ 11745 posts ]  Go to page Previous  1 ... 711, 712, 713, 714, 715, 716, 717 ... 1175  Next
  Print view

Re: Tópico p'ra falar de tudo!
Author Message
PostPosted: 19 Sep 2010, 23:55 
Knight who says nee!
Knight who says nee!

Eu sempre que posso ando em ponto morto (já é uma cena automática comigo), as rotações ficam no mínimo logo em principio há uma ligeira poupança.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 20 Sep 2010, 00:01 
Teh dieb
Teh dieb

kupp wrote:
Duas perguntas sobre condução:

1) no consumo de gasolina, compensa desligar o motor do carro enquanto estou parado num semáforo ou preso no trânsito durante mais que uns segundos para depois ter que voltar a ligá-lo (não é mesmo isto que fazem os sistemas stop-start de alguns carros), e há algum motivo para não o fazer?

2) meter o carro em ponto morto nas descidas ou descer com a embraiagem metida pra dentro (é essencialmente a mesma coisa certo?) tem algum impacto no consumo de gasolina, e não há qualquer problema em fazê-lo? Tenho por hábito descer com a embraiagem e nunca ouvi falar de qualquer motivo para não o fazer, mas tenho pessoal que me disse para apenas o meter em ponto morto, qualquer coisa relacionado com o consumo... mas isto vem de pessoal inexperiente também, portanto coiso. Parece-me bastante estúpido.

ignições constantes num carro que não tem start stop, em quente, pode foder-te o motor ou até os pinhões do motor de arranque. Não poupas gasolina nenhuma.

embraiagem no fundo e ponto morto é a mesma coisa.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 20 Sep 2010, 00:22 
Chuck Norris
Chuck Norris

Porreiro, obrigado. Comecei à uns dias a desligar o carro quando ficava muito tempo parado normalmente no trânsito a pensar que lá poupava umas gotas, vou deixar de o fazer então:|

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 20 Sep 2010, 00:26 
Chuck Norris
Chuck Norris

e já agora deixa de por ponto morto nas descidas. os carros gastam menos engatados

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 20 Sep 2010, 00:31 
Chuck Norris
Chuck Norris

kupp wrote:
Porreiro, obrigado. Comecei à uns dias a desligar o carro quando ficava muito tempo parado normalmente no trânsito a pensar que lá poupava umas gotas, vou deixar de o fazer então:|

isso é que é querer poupar lol

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 20 Sep 2010, 00:35 
Chuck Norris
Chuck Norris

Nesse caso, deixo também de descer com a embraiagem então. Não fazia a mínima ideia, sempre pensei que descer assim era melhor do que ter que estar a acelerar nalgumas descidas ou de meter uma mudança mais alta.

Pá poupar é poupar, mas ao ver sobre aquela cena dos sistemas stop-start ainda se poupa alguma coisa decente. Não estava à espera que fosse tanto, se alguma coisa de todo, mas dinheiro é dinheiro à mesma. :P

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 20 Sep 2010, 00:59 
Chuck Norris
Chuck Norris

Nas descidas não aceleras. Deixas o carro ir engatado

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 20 Sep 2010, 01:31 
Chuck Norris
Chuck Norris

Daí ter falado em meter a mudança mais alta, se for com 2ª por exemplo o carro não desce suficientemente rápido. Quando saio de casa, entro logo numa descida ainda eu estou em 1ª, o que eu faço é descer com a embraiagem pra dentro e meter a 3ª quando chego ao final. É a mesma cena de abrandar com o motor, o carro não ganha mais velocidade depois de um certo ponto consoante a mudança metida... Isto é o mesmo para descidas. Certo? Já não me lembro:|

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 20 Sep 2010, 09:43 
Chuck Norris
Chuck Norris

1º situação:

O Start&Stop é bom num carro que traga de origem e mesmo assim é tão recente que não se sabe o desgaste real. Se teu carro não tem, não penses nisso. Fodes a bateria e o motor de arranque antes de começares a poupar.

2ª situação:
Nos carros com injecção electrónica (quase todos desde 1990 para cá), se estiveres a andar com o carro engatado e acelerador em repouso, a centralina corta o fornecimento de combustível e utiliza a inércia do carro para manter a rotação do motor, ou seja, consumo=0.
Se metes em ponto morto, é injectado combustível suficiente para manter o motor a funcionar e se mantiveres a embraiagem a fundo é injectado ainda mais um bocadinho e estás a desgastar a embraiagem.

O maior problema aqui é que se tens o carro desengatado/embraiado, perdes aderência e se tiveres de travar ou guinar de forma mais brusca pufff, já fostes.

O ponto morto poupava nos carros à carburador e sem gestão eletrónica, pois o consumo era o mesmo mas mantinha-se o carro em movimento por uma distância maior. Em carros recentes é burrada.

Image

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 20 Sep 2010, 12:56 
Chuck Norris
Chuck Norris

1ª situação:
O start & stop é um sistema para reduzir as emissões de CO2, ninguém fala em consumir menos. O carro consome mais com o start & stop. Se desligares o carro no semáforo a parte mecânica não sei se fodes, se os engenheiros dizem que sim deve foder... o que sei é que gasta muito mais.
Tu gastas mais gasolina a ligar o motor que a mantê-lo ligado.

2ª Situação:
Por estranho que possa parecer, o carro engatado gasta menos que desengatado em descidas.
Não deves desengatar nem meter a embraiagem a fundo por 2 motivos.
O primeiro é que fodes/gastas a embraiagem o segundo é que se tens o carro desengatado tens o carro solto, ou seja se tens de travar de repente ou guinar o carro fodes-te à série porque perdes o controlo do mesmo.

Por outras palavras, deixa o carro ligado nos semáforos e mantém a mudança engatada nas descidas;D

Profile  
Reply with quote  

Post new topic Reply to topic  [ 11745 posts ]  Go to page Previous  1 ... 711, 712, 713, 714, 715, 716, 717 ... 1175  Next

All times are UTC [ DST ]