All times are UTC [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 11745 posts ]  Go to page Previous  1 ... 711, 712, 713, 714, 715, 716, 717 ... 1175  Next
  Print view

Re: Tópico p'ra falar de tudo!
Author Message
PostPosted: 19 Sep 2010, 23:55 
Knight who says nee!
Knight who says nee!
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 17:20
Posts: 3773
Location: City of the Moon
Eu sempre que posso ando em ponto morto (já é uma cena automática comigo), as rotações ficam no mínimo logo em principio há uma ligeira poupança.

_________________
[center]Image[/center]


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Tópico p'ra falar de tudo!
PostPosted: 20 Sep 2010, 00:01 
Teh dieb
Teh dieb
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 15:13
Posts: 5863
Location: Maida Vale
kupp wrote:
Duas perguntas sobre condução:

1) no consumo de gasolina, compensa desligar o motor do carro enquanto estou parado num semáforo ou preso no trânsito durante mais que uns segundos para depois ter que voltar a ligá-lo (não é mesmo isto que fazem os sistemas stop-start de alguns carros), e há algum motivo para não o fazer?

2) meter o carro em ponto morto nas descidas ou descer com a embraiagem metida pra dentro (é essencialmente a mesma coisa certo?) tem algum impacto no consumo de gasolina, e não há qualquer problema em fazê-lo? Tenho por hábito descer com a embraiagem e nunca ouvi falar de qualquer motivo para não o fazer, mas tenho pessoal que me disse para apenas o meter em ponto morto, qualquer coisa relacionado com o consumo... mas isto vem de pessoal inexperiente também, portanto coiso. Parece-me bastante estúpido.

ignições constantes num carro que não tem start stop, em quente, pode foder-te o motor ou até os pinhões do motor de arranque. Não poupas gasolina nenhuma.

embraiagem no fundo e ponto morto é a mesma coisa.

_________________
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Tópico p'ra falar de tudo!
PostPosted: 20 Sep 2010, 00:22 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 02:40
Posts: 5088
Porreiro, obrigado. Comecei à uns dias a desligar o carro quando ficava muito tempo parado normalmente no trânsito a pensar que lá poupava umas gotas, vou deixar de o fazer então:|

_________________
He talks of San Francisco, he's from Hunter's Bar. I don't quite know the distance but I'm sure that's far, yeah I'm sure that's pretty far.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Tópico p'ra falar de tudo!
PostPosted: 20 Sep 2010, 00:26 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 14 Jan 2009, 15:35
Posts: 3648
e já agora deixa de por ponto morto nas descidas. os carros gastam menos engatados


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Tópico p'ra falar de tudo!
PostPosted: 20 Sep 2010, 00:31 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 14 Jan 2009, 11:40
Posts: 1534
Location: Fernão Ferro
kupp wrote:
Porreiro, obrigado. Comecei à uns dias a desligar o carro quando ficava muito tempo parado normalmente no trânsito a pensar que lá poupava umas gotas, vou deixar de o fazer então:|

isso é que é querer poupar lol

_________________
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Tópico p'ra falar de tudo!
PostPosted: 20 Sep 2010, 00:35 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 02:40
Posts: 5088
Nesse caso, deixo também de descer com a embraiagem então. Não fazia a mínima ideia, sempre pensei que descer assim era melhor do que ter que estar a acelerar nalgumas descidas ou de meter uma mudança mais alta.

Pá poupar é poupar, mas ao ver sobre aquela cena dos sistemas stop-start ainda se poupa alguma coisa decente. Não estava à espera que fosse tanto, se alguma coisa de todo, mas dinheiro é dinheiro à mesma. :P

_________________
He talks of San Francisco, he's from Hunter's Bar. I don't quite know the distance but I'm sure that's far, yeah I'm sure that's pretty far.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Tópico p'ra falar de tudo!
PostPosted: 20 Sep 2010, 00:59 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 19:44
Posts: 6325
Location: Maceda
Nas descidas não aceleras. Deixas o carro ir engatado

_________________
Image
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Tópico p'ra falar de tudo!
PostPosted: 20 Sep 2010, 01:31 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 02:40
Posts: 5088
Daí ter falado em meter a mudança mais alta, se for com 2ª por exemplo o carro não desce suficientemente rápido. Quando saio de casa, entro logo numa descida ainda eu estou em 1ª, o que eu faço é descer com a embraiagem pra dentro e meter a 3ª quando chego ao final. É a mesma cena de abrandar com o motor, o carro não ganha mais velocidade depois de um certo ponto consoante a mudança metida... Isto é o mesmo para descidas. Certo? Já não me lembro:|

_________________
He talks of San Francisco, he's from Hunter's Bar. I don't quite know the distance but I'm sure that's far, yeah I'm sure that's pretty far.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Tópico p'ra falar de tudo!
PostPosted: 20 Sep 2010, 09:43 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 25 Jan 2009, 21:39
Posts: 2484
1º situação:

O Start&Stop é bom num carro que traga de origem e mesmo assim é tão recente que não se sabe o desgaste real. Se teu carro não tem, não penses nisso. Fodes a bateria e o motor de arranque antes de começares a poupar.

2ª situação:
Nos carros com injecção electrónica (quase todos desde 1990 para cá), se estiveres a andar com o carro engatado e acelerador em repouso, a centralina corta o fornecimento de combustível e utiliza a inércia do carro para manter a rotação do motor, ou seja, consumo=0.
Se metes em ponto morto, é injectado combustível suficiente para manter o motor a funcionar e se mantiveres a embraiagem a fundo é injectado ainda mais um bocadinho e estás a desgastar a embraiagem.

O maior problema aqui é que se tens o carro desengatado/embraiado, perdes aderência e se tiveres de travar ou guinar de forma mais brusca pufff, já fostes.

O ponto morto poupava nos carros à carburador e sem gestão eletrónica, pois o consumo era o mesmo mas mantinha-se o carro em movimento por uma distância maior. Em carros recentes é burrada.

_________________
Image

Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Tópico p'ra falar de tudo!
PostPosted: 20 Sep 2010, 12:56 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 05 Aug 2009, 16:04
Posts: 1922
1ª situação:
O start & stop é um sistema para reduzir as emissões de CO2, ninguém fala em consumir menos. O carro consome mais com o start & stop. Se desligares o carro no semáforo a parte mecânica não sei se fodes, se os engenheiros dizem que sim deve foder... o que sei é que gasta muito mais.
Tu gastas mais gasolina a ligar o motor que a mantê-lo ligado.

2ª Situação:
Por estranho que possa parecer, o carro engatado gasta menos que desengatado em descidas.
Não deves desengatar nem meter a embraiagem a fundo por 2 motivos.
O primeiro é que fodes/gastas a embraiagem o segundo é que se tens o carro desengatado tens o carro solto, ou seja se tens de travar de repente ou guinar o carro fodes-te à série porque perdes o controlo do mesmo.

Por outras palavras, deixa o carro ligado nos semáforos e mantém a mudança engatada nas descidas;D

_________________
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 11745 posts ]  Go to page Previous  1 ... 711, 712, 713, 714, 715, 716, 717 ... 1175  Next

All times are UTC [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot post attachments in this forum

Search for:
Jump to:  
cron
Style by phpBB3 styles, zdrowie zdrowie alveo
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group