All times are UTC [ DST ]

Post new topic Reply to topic  [ 11745 posts ]  Go to page Previous  1 ... 983, 984, 985, 986, 987, 988, 989 ... 1175  Next
  Print view

Re: Tópico p'ra falar de tudo!
Author Message
PostPosted: 22 Jul 2012, 21:16 
Chuck Norris
Chuck Norris

Pelo que sei, que pode nem ser muita coisa, é assim:

A gasolina quanto mais octanas tiver, mais rendimento dá ao motor do carro, logo com 98 vais andar mais rapido/mais acelaração etc, do que com 95. No entanto ha carros que só podem levar 95 senão o motor não te dura muito. Mas se puder levar 98, meter 95 vai dar ao mesmo. Outra coisa, e não tenho bem a certeza, é que 98 vai fazer consumir mais tambem ( isto pode tar errado, nc tive um carro a gasolina ).
Agora, quanto a essa gasolina "Geforce" e "Ultimate", sim, são melhores. Há uns tempos ( qdo o gasoleo ainda andava abaixo de 1€ ) até se metia dessa de vez em quando, e nota-se no barulho do motor, soa melhor. Pelos preços q andam hoje em dia, acho q não te vale a pena dar prai mais 10c/L pra isso.

Btw, um aparte: Há algumas estações BP em que arranjas s/chumbo 100 octanas 9D

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 23 Jul 2012, 00:25 
Teh dieb
Teh dieb

O que as octanas fazem é dar uma maior resistencia à compressão do motor ao combustivel, de maneira que não se incendieie sozinho. Isto tem haver com os timings das valvulas.
De um modo prático, um maior indice de octanas faz funcionar a combustão da gasolina nos timings do motor para não haver des-sincronização das válvulas, a gasolina ser incendiada com as velas e não por auto-ignição e assim sacar mais energia (cavalos) através da compressão do motor.
Para motores virados para eficiencia, um maior indice de octanagem dá uma diferença minima de potência porque torna a queima do cobustivel melhor. Os aditivos na gasolina premium são um bocado melhores para limpar as valvulas quando comparados com as normais.
A nivel de consumos, um nivel maior de octanagem dará melhores numeros.
Essas gasolinas são viradas mais para motores com grandes compressões que são por norma bem mais potentes.

Só o que se passa é que a diferença entre um e outro não é suficiente para ser mais economico atestar a premium do que a 95.

Em resumo. Mais octanas, mais eficiencia no motor. As octanas não são mais energia.
Preço não vale a pena a não ser um tanque de vez em quando.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 23 Jul 2012, 01:04 
Chuck Norris
Chuck Norris

Ok obrigado, o Opel Corsa A 1.2 que conduzo sempre foi alimentado principalmente a Geforce 98 que é fino pelos vistos, (e ele só tinha 70 mil km quando me veio para as mãos) desde que comecei a andar nele meto-lhe a normal 95, mas experimentei fazer uma contagem não muito fiel entre normal 95 e 98 e foi dar tudo quase ao mesmo, a 95 deu-me mais quilometragem por 60km em 300 máximos. Mas foi feito em cidade e com alguma gasolina que não pude quantificar no depósito antes de encher a 98 portanto não é lá grande coisa pra me orientar. Sinceramente não vejo grande diferença entre ambas, fiquei com a sensação que a 98 me durou mais mas no que toca a números deu-me esses valores, quando tiver dinheiro pra encher logo um depósito vou experimentar fazer os testes como deve ser. O máximo que posso dizer é que com a 98, em retrospectiva pareceu-me sentir o carro mais suave, mas na volta isso já deve ser placebo pelo que andei a ler. Ainda vou metendo Geforce muito ocasionalmente, portanto suponho que não deva passar disso então.

Mas para ter certeza quando dizem mais eficiência no motor, isso traduz-se directamente para mais km por litro ou apenas por ajudar a mantê-lo em melhor estado?

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 23 Jul 2012, 06:22 
Teh dieb
Teh dieb

mais km por deposito no caso de um motor virado para eficiencia, como e o teu.
A diferenca e marginal, de qq maneira. Nao vale a pena.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 23 Jul 2012, 18:35 
Chuck Norris
Chuck Norris

Epá, pra cena da cadelinha:
Não lhe habitues a comer a vossa comida! para além de lhes fazer mal (principalmente o sal), passado algum tempo não consegues que ela volte a comer ração.

Image

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 24 Jul 2012, 14:28 
Chuck Norris
Chuck Norris

Mas faz mal onde? Os meus gatos e cães sempre comeram restos e ração, nunca deixaram de comer nada e sempre foram saudáveis.

Essa de "só a ração é que faz bem ao cãozinho" é a maior peta do mundo moderno. Sim, porque antes do século XX os cães caçavam latas de Friskies selvagens, e os gatos Whiskas Saquetas voadoras, não é?

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 24 Jul 2012, 15:32 
Chuck Norris
Chuck Norris

Não, mas antes as pessoas também não cozinhavam para os cães e muito menos usavam os temperos e condimentos que nós usamos agora.

Está mais que provado, que a comida que nós comemos, não é boa para os cães.

Claro que se lhe deres um bocado de bife ou peixe grelhado na brasa, não lhes faz muito mal.
No entanto, só o simples facto de ser grelhado já não é bom. Já alterou as propriedades dos nutrientes, o que dificulta a ingestão dos alimentos.

Não te esqueças que o sistema digestivo dos animais não é de todo parecido com o nosso.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 24 Jul 2012, 15:50 
Chuck Norris
Chuck Norris

Berlioz wrote:
Mas faz mal onde? Os meus gatos e cães sempre comeram restos e ração, nunca deixaram de comer nada e sempre foram saudáveis.

Essa de "só a ração é que faz bem ao cãozinho" é a maior peta do mundo moderno. Sim, porque antes do século XX os cães caçavam latas de Friskies selvagens, e os gatos Whiskas Saquetas voadoras, não é?

Sim, quando os cães e gatos caçavam também costumavam meter as perdizes na grelha com um bocadinho de sal em cima. Era isso e o ratinho frito também.
Lá porque lhes dás comida cozinhada e comem e gostam, não quer dizer que faça realmente bem. Tenta dar um bocado de chocolate a um cão, se calhar até o come, mas duvido que fique bem a seguir. As rações são feitas de maneira a não fazer mal aos animais e dar os nutrientes e etc que precisam. Se calhar um cão preferia um naco de carne crua a ter de comer ração seca, mas vai lá tu gastar dinheiro no talho pra dar de comer ao cão.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 24 Jul 2012, 17:34 
Chuck Norris
Chuck Norris

Sinceramente de tudo aquilo que o meu gato pede e come, nada lhe fez o mínimo mal... Também é verdade que ele próprio não é grande fã de restos, mas comida crua sem dúvida que marcha bem, aliás ele próprio caça frequentemente pássaros e ratos e come-os.

Já outro gato aqui da rua que me invade a casa frequentemente, aquilo é restos é tudo e ainda aí anda cinco estrelas.

Com cães não sei.

edit: já agora uma das perdições do gato é bacalhau, principalmente quando está a demolhar portanto merdas como se lê na internet de como um bocadinho de sal lixa logo o bicho todo é claramente treta, nesse aspecto tenho de concordar com o Berlioz. Não estou a dizer que não faça mal, mas daí até não terem qualquer tipo de tolerância vai uma diferença muito grande... Aliás, muitas rações têm bastante sal também.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 24 Jul 2012, 18:37 
Chuck Norris
Chuck Norris

Sure, também não estou a dizer que qualquer comida cozinhada vá logo matar o bicho. É mais uma questão de nao fazer disso hábito, porque aí sim, pode haver problemas. E sim, as rações têm sal e açucar. Vi isso há uns tempos naquele coiso do Discovery de "Como fazem isso". Entre ração de gatos e cães há uma que tem mais sal e outra mais açucar, agora nao sei qual é qual, mas pronto.

Profile  
Reply with quote  

Post new topic Reply to topic  [ 11745 posts ]  Go to page Previous  1 ... 983, 984, 985, 986, 987, 988, 989 ... 1175  Next

All times are UTC [ DST ]