kupp wrote:
Naquela conversa de arrendamento, pela vossa conversa nika e cagoita, é seguro assumir que o mercado vá mudar pra melhor então, rendas mais baixas devido à maior oferta como já está a ser o caso hoje em dia? Ou é algo demasiado dinâmico para se prever?:|
Não propriamente.
É verdade que há mais procura e há um excesso de oferta (ainda ontem li: em Portugal há 700.000 habitações desocupadas), no entanto a carga fiscal sobre os proprietários está a ser agravada, além de que a troika está a dar instruções para agravar ainda mais.
Situação essa, que pode perfeitamente aumentar as rendas.
Eu neste momento tenho o meu apartamento arrendado por €500.
Se retirar todos os impostos e merdas que pago por isso, por mês estou a "ganhar" menos de €100 e atenção, eu não estou a pagar nenhuma hipoteca ao banco.
Se estivesse, estaria claramente a perder dinheiro e para arrendar sem ter prejuízo, teria que fazê-lo pelo menos por mais €300.
O mercado está a adaptar-se e está a melhorar, mas sinceramente, não consigo prever como se irá comportar.
A lógica diria que os preços iriam baixar, mas com o agravamento fiscal para os proprietários, não há muita margem para baixarem.
Ninguém vai fazer caridade e perder dinheiro com as rendas.
Claro que isto muda de cidade para cidade. Estou a falar-te da realidade que conheço. Lisboa, onde tenho o meu apartamento, é a cidade mais cara do país, onde os impostos são mais elevados.
IMI's, taxas de esgotos e essas vigarices.