Eu não sou maluquinho das apps que instala 200 merdas só porque sim, o tesão de mijo do primeiro smartphone já lá vai e fico feliz com alguma coisa útil e funcional, mas segue meu overview.
A maior vantagem do WP é a integração nativa com tudo e mais alguma coisa. Não precisas de apps para FB, Linkedin, e-mail ou office e se tiveres um Lumia também não precisas de nada para navegação, mapas e música.
FB e Linkedin tens acesso nativo ao básico (mural, msg, chat, fotos), se quiseres merdas mais avançadas tens dezenas de boas apps para isso.
As apps out of the box que utilizo mais são o whatsapp, lanterna, 9GAG, boardexpress (~tapatalk free) e endomondo, de resto tenho algumas outras que usei uma ou duas vezes e já nem me lembro o que fazem.
Até agora, para todas as funções que precisei e que não vinham no SO, encontrei uma app decente que resolvesse.
Nas apps do WP há 3 grandes vantagens: interface do utilizador é semelhante em todas (+ intuitivo), o mercado é controlado e os acessos restritos (elimina muito lixo) e as apps pagas tem uma opção de teste, onde podes experimentar com limitação de tempo ou funções antes de comprar.
A Nokia leva outra vantagem com uma data de apps exclusivas para o Lumia.
Nos primeiros dias (no meu caso horas) parece um bocado estranho, mas depois de configurar o acesso a todas as contas e ver que tens tudo integrado sem nenhum esforço, já começas a gostar