Johnny wrote:
O preço do produto não se limita ao valor gasto entre a entrada de matéria prima numa fábrica e a saída dos caixotes. O a fatia maior hoje em dia está exactamente fora desse âmbito, com R&D, licenciamento de pantentes, distribuição, marketing e suporte, entre outros.
Se eles conseguem recorrer a uma fábrica externa e extremamente eficiente, utilizando patentes e tecnologias próprias no desenho do produto e se fazem isso tudo se reflectir no PVP, não consideras isso uma inovação?
Hoje em dia, como bem disseste, qualquer marca tem acesso à mesma tecnologia, a inovação acba por cingir-se a dar um "toque pessoal" e optimizar ao máximo os processos intermédios.
Conhecendo o custo da mão-de-obra FInlandesa, estou um bocado céptico quanto a eficiências no R&D, distribuição, marketing e suporte VS as Samsungs, HTCs e Apples. Mas OK, é possível.

Eu acho pena. Olha-se para o que se vai lançando em crowdfunding e há tantas cenas novas e tão fixes. Um tablet novo a correr Android.... pah...