O Z68 é igual ao P67 com a diferença que tem mais umas paneleirices, mas a principal diferença pra mim é que tem saída VGA/DVI para usar o GPU integrado dos Sandy Bridge. Bastante útil caso a minha gráfica dê o badagaio, vou usando esse GPU que até é bastante competente para o que é, até conseguir arranjar outra gráfica e não perco uso do PC. Com o meu historial com hardware, bem que vale apena apostar nessa medida de segurança...
Meter SLI a funcionar a x4 é que ia ser bastante mau, a 2ª gráfica não iria ser nada aproveitada. Não me estou a ver a fazer um sistema de propósito pra isso mas se por acaso precisasse e encontrasse outra gráfica igual a um preço baixo, queria manter a opção aberta em vez de desembolsar logo 200€ ou mais por uma recente. Perdi muitas horas de pesquisa e estive indeciso entre a versão Z68 da MSI e Z68 da Asrock, mas no final abri cordões aos bolsos e dei mais uns euros por uma Asus.
No final fiquei com:
Asus P8Z86-V
i5 2500k
Gskill 8GB DDR3 1600Mhz CL9
Tenho receio da Asus, a única que tive teve problemas e o meu cunhado e o amigo dele que tem uma loja de informática, sempre me disseram para não ir com essa marca porque é só chatices. Mas também a Asrock que comprei a seguir ainda foi pior, portanto fuck it... Essa Asus tem x16/x8 PCI-E com SLI a x8/x8, suporte pra RAM 1600Mhz porque tar a comprar 8GB de 1333 por algum motivo era mais caro (timings iguais, mesma marca e série, so go figure), uma carrada de paneleirices que não vou usar e suporte pra Bluetooth que por acaso andava a ponderar comprar uma pen pro meu PC, problem solved assim.
e no geral parece ser uma board sólida pelas reviews que vi.
Agora que ver o que é jogar BC2, GTA4 e Crysis ao que eu espero que sejam uns bons 60fps constantes. Ainda por cima nunca fiz OC ao meu Q6600, vai ser um bom salto de performance. E venha aí o BF3 também, estou preparadíssimo. <:
(desde que a minha GTX 460 768MB não vá fazer bottleneck vá)