All times are UTC [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 34 posts ]  Go to page Previous  1, 2, 3, 4  Next
  Print view

Re: Ubuntu numa pen USB
Author Message
PostPosted: 27 Aug 2014, 15:40 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 14 Jan 2009, 16:00
Posts: 3679
Location: Lisboa
Vou aproveitar este tópico para pedir ajuda em relação ao Ubuntu que acabei de instalar no meu portátil... Estou com problemas de sobreaquecimento, provavelmente estarão relacionados com as drivers da gráfica... Alguém sabe uns comandos sudo engraçados para eu resolver isto? :P

O que é que precisam de saber sobre a máquina para me ajudarem? ;?

Edit #1
Já andei pelo Google a tentar solucionar isto e ao que parece a minha driver já não é suportada (no novo kernel), mas o sobreaquecimento é um problema sério... Estou lixado, não é? Minha nossa, no que me fui meter...

:facepalm:


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Ubuntu numa pen USB
PostPosted: 27 Aug 2014, 19:49 
Teh dieb
Teh dieb
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 15:13
Posts: 5863
Location: Maida Vale
abre o portátil e limpa

_________________
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Ubuntu numa pen USB
PostPosted: 28 Aug 2014, 12:30 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 14 Jan 2009, 16:00
Posts: 3679
Location: Lisboa
Obrigado! 9D

Sim, tenho que o limpar, mas dificilmente é esse o problema porque não sobreaquecia a este ponto quanto estava com o 7...


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Ubuntu numa pen USB
PostPosted: 28 Aug 2014, 13:07 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 13 Jan 2009, 01:36
Posts: 2397
Location: Charneca da Caparica
Qual é a gráfica? E os drivers?

Não as podes actualizar? Se não der mesmo, acho que podes reverter para um kernel mais antigo.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Ubuntu numa pen USB
PostPosted: 28 Aug 2014, 13:40 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 14 Jan 2009, 16:00
Posts: 3679
Location: Lisboa
A gráfica é uma Mobility Radeon HD 3650... Isto é um bocado confuso, pelo menos para mim, porque nunca cheguei a usar Linux como deve ser... Tentei actualizar com o kernel actual mas dava sempre erro!

Entretanto encontrei o seguinte:
https://help.ubuntu.com/community/RadeonDriver

No separador Fully Supported está a minha, RV620/RV635, como é que instalo isto? :domo:


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Ubuntu numa pen USB
PostPosted: 28 Aug 2014, 14:03 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 13 Jan 2009, 01:36
Posts: 2397
Location: Charneca da Caparica
Qual é a versão das drivers que te aparece no software center? Já agora, qual foi a versão do Ubuntu que instalaste? A que aparece logo no site por defeito, ou seja, a 14.04.1 LTS? 32 ou 64-bits?

Eu tou a perguntar isto porque se tiveres instalada a versão mais actual dos drivers (ou tão actual quanto a gráfica permite) podes reverter para uma versão mais antiga (as chamadas Legacy, acho) que são mais estáveis. Alternativamente, podes fazer como eu fiz e instalar através do smxi. Eu não tenho é a certeza se isso funciona bem no Ubuntu, daí as perguntas sobre a versão que instalaste.

É que, se bem me lembro, o Linux até tem um bom suporte no que diz respeito a componentes mais antigos. Se bem que no caso das ATI a instalação dos drivers é mais complicada e traz mais problemas porque o suporte da AMD é menor e aí a culpa é mesmo do fabricante.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Ubuntu numa pen USB
PostPosted: 28 Aug 2014, 15:39 
Teh dieb
Teh dieb
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 15:13
Posts: 5863
Location: Maida Vale
sacas as driveres e instalas.

havia uma sequencia de comandos no 10.04 mas ja nao sei se as drivers estao empaotadas doutra maneira.

_________________
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Ubuntu numa pen USB
PostPosted: 28 Aug 2014, 16:12 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 13 Jan 2009, 01:36
Posts: 2397
Location: Charneca da Caparica
Já agora, esqueci-me de mencionar mas experimenta instalar as drivers open-source (xf86-video-ati ou radeon, conforme aparecer no software center). Têm bom suporte para gráficas mais antigas e dão menos problemas, segundo li. Isto no geral, claro.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Ubuntu numa pen USB
PostPosted: 28 Aug 2014, 16:30 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 14 Jan 2009, 16:00
Posts: 3679
Location: Lisboa
A versão do Ubuntu que eu tenho é a 14.04.1 LTS de 64 bits... Através do Synaptic tentei instalar os pacotes referentes ao fglrx, como me sugeriram noutro grupo, mas não serviu de nada porque após reiniciar nem sequer o Unity carregava! Enfim, que merda de ideia que eu fui ter! 9D

http://wiki.cchtml.com/index.php/Hardware
Quote:
ATI/AMD initially dropped Catalyst support for these cards in the regular Catalyst 12-6. These cards are now supported with the later released Catalyst 13-1 legacy, but you MUST use a kernel <= 3.4 and Xserver <= 1.12. For example, you can use Catalyst 13-1 legacy if you're running less than Ubuntu 12.04 or Debian Squeeze/6.0. Open source support is good and 3D is still improving.


Até pode ser um bom suporte, mas o sobreaquecimento constante a ver filmes deixa muito a desejar... Qual é a minha solução aqui, voltar atrás no tempo e usar uma versão do Ubuntu anterior à 12.04?

:facepalm:


Last edited by G3nn on 28 Aug 2014, 16:50, edited 1 time in total.

Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Ubuntu numa pen USB
PostPosted: 28 Aug 2014, 16:47 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 13 Jan 2009, 01:36
Posts: 2397
Location: Charneca da Caparica
Isso de não carregar também me aconteceu. Tem a ver com o ficheiro de configuração do xorg aka ambiente gráfico. Eu acabei por resolver isso metendo o Crunchbang (a distro que uso, neste caso metes o Ubuntu, obviamente) num USB, entrando em live session e copiando o xorg.conf (o tal ficheiro de configuração) da pasta da live session para a pasta que pertence ao SO instalado.

De qualquer das maneiras, se quiseres continuar a insistir, experimenta os open-source (radeon).


Top
 Profile  
Reply with quote  

Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 34 posts ]  Go to page Previous  1, 2, 3, 4  Next

All times are UTC [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot post attachments in this forum

Search for:
Jump to:  
cron
Style by phpBB3 styles, zdrowie zdrowie alveo
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group