All times are UTC [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 12 posts ]  Go to page 1, 2  Next
  Print view

Powerlines vs Wifi, valem apena?
Author Message
PostPosted: 13 Oct 2014, 14:05 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 02:40
Posts: 5087
Pra ver se isto chama a atenção de mais alguém crio aqui o tópico:|

Dava-me bastante jeito algo wireless para o PC, tava a pensar comprar esta placa de rede: http://www.intel.com/content/www/us/en/ ... tooth.html com uma antena toda fancy e bluetooth como bónus. Mas comecei aí a ver muita gente a falar em powerlines e tal e recomendam esta cena: http://www.pcdiga.com/2/10365/PowerLine ... -PA4010KIT que nunca usei tal coisa nem sei se valerá apena na minha casa dado as cenas da rede eléctrica que tinha falado no outro tópico, de ligarem as luzes da casa e ter interferência e soluços nas minhas colunas. Acho que meter uma cena tão sensível como esta a correr nessas condições não deverá ser do melhor... Mas há algum entendido aqui sobre estas cenas? Dada a quantidade de gente que é expert aqui na sua àrea de comunicações e afins, tenho altas expectativas com vocês. :D

_________________
He talks of San Francisco, he's from Hunter's Bar. I don't quite know the distance but I'm sure that's far, yeah I'm sure that's pretty far.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Powerlines vs Wifi, valem apena?
PostPosted: 14 Oct 2014, 09:14 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 11 Mar 2011, 06:51
Posts: 1563
Location: Mais ou menos ali
Thank, ia mesmo abrir um topico sobre isto :D

Vi ha dias umas cosias destas a venda e nem sabia que existiam. Mas pelo preço ( 50-90€ na worten ) queria saber se vale a pena antes de comprar, e se a velocidade ethernet é realmente boa ou é uma especie de wifi "por cabo" if that makes any sense.

_________________
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Powerlines vs Wifi, valem apena?
PostPosted: 14 Oct 2014, 13:07 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 19:44
Posts: 6325
Location: Maceda
Depende muito da tua instalação eléctrica e da distância.

_________________
Image
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Powerlines vs Wifi, valem apena?
PostPosted: 14 Oct 2014, 13:53 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 02:40
Posts: 5087
Dizem que sim, mas que lá está depende da instalação eléctrica. Eu gostaria de experimentar, o senão é ir comprar na PCDiga ou alguma loja de informática em que não me vão fazer a devolução do dinheiro se me arrepender, e pra tar a ir pra wortens e afins pago bastante mais ainda.

Nem a propósito, saiu ontem este vídeo dum dos canais do Linus: http://youtu.be/Oxum9TZ11-M

_________________
He talks of San Francisco, he's from Hunter's Bar. I don't quite know the distance but I'm sure that's far, yeah I'm sure that's pretty far.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Powerlines vs Wifi, valem apena?
PostPosted: 14 Oct 2014, 16:43 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 25 Jan 2009, 21:39
Posts: 2484
O powerline tem três grandes limitações:
- Distância (aquilo funciona num protocolo de linha semelhante ao xDSL)
- Qualidade da instalação eléctrica. Em instalações com cabos de secção pequena costuma dar merda
- Tem de estar no mesmo circuito. Se tiveres tomadas em circuitos diferentes (vê-se por exemplo pelos disjuntores) não te consegues ligar.

Até costuma funcionar bem e evolui-se muito nessa tecnologia, mas continua a ser limitada. Por outro lado o WiFi sofre dos problemas que já conheces, mas se a distância for curta e conseguires usar a banda a (5GHz) não deves ter problemas. Com WiFi também eliminas mais cabos e mais merdas ligadas à tomada a consumir juice.

Sem conhecer o cenário completo é difícil, mas em igualdade de condições iria para o WiFi.

_________________
Image

Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Powerlines vs Wifi, valem apena?
PostPosted: 14 Oct 2014, 21:14 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 11 Mar 2011, 06:51
Posts: 1563
Location: Mais ou menos ali
Johnny wrote:
Se tiveres tomadas em circuitos diferentes (vê-se por exemplo pelos disjuntores) não te consegues ligar.


Pronto, nao compro 9D

_________________
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Powerlines vs Wifi, valem apena?
PostPosted: 14 Oct 2014, 21:24 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 12 Jan 2009, 02:40
Posts: 5087
O que eu tiro daqui é que tenho de aprender mais sobre a minha rede eléctrica a começar pelos disjuntores, e que mais vale apena investir num router decente do que usar a tanga do zon hub que tenho usado até agora, pralém da placa de rede. 9D

Btw só assim por curiosidade qual é a vantagem dos 5Ghz? Já ouvi falarem nisso um bom bocado, mas normalmente sobre congestionamento da frequência em zonas densamente populadas.

_________________
He talks of San Francisco, he's from Hunter's Bar. I don't quite know the distance but I'm sure that's far, yeah I'm sure that's pretty far.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Powerlines vs Wifi, valem apena?
PostPosted: 15 Oct 2014, 18:07 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 25 Jan 2009, 21:39
Posts: 2484
Vantagens:

- É uma banda muito menos utilizada.
o 2,4GHz é utilizado em quase tudo o que é comunicações sem fios (bluetooth, carros comandados, satélite, etc) e sofre interferência até do teu forno microondas que trabalha na mesma gama.

- Os canais do 802.11a têm maior largura de banda (40 MHz vs 20MHz no 802.11b).

Desvantagem:
- Tem maior decaimento de potência com a distância (para a mesma potência, quanto maior a frequência, menor o alcance). Dependendo da casa e de onde o equipamento está instalado, podes ter problemas de cobertura.

O ZON HUB é das piores merdas com que já tive de lidar. Na casa dos meus sogros há um na sala, praticamente no centro do piso. Só apanhas sinal na sala, no quarto contíguo e muito fraquinho no quarto por cima e só na zona que está mesmo acima do router. É muito mau.

_________________
Image

Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Powerlines vs Wifi, valem apena?
PostPosted: 15 Oct 2014, 22:34 
Chuck Norris
Chuck Norris
Offline

Joined: 14 Jan 2009, 15:35
Posts: 3648
Eu tenho powerline em casa da tp-link, precisamente. Para o que quero (WiFi no quarto longe do router) serve muito bem, até. Mas a ligação nem sempre é perfeita, se tiveres em fichas triplas e tal afecta um bocado.


Top
 Profile  
Reply with quote  

Re: Powerlines vs Wifi, valem apena?
PostPosted: 15 Oct 2014, 22:43 
Chuck Norris
Chuck Norris
User avatar
Offline

Joined: 25 Mar 2009, 13:34
Posts: 3314
Então e aquelas merdas que já vi no Media Markl que aumentam a força do sinal, (repetidores ou o que é).

_________________
Image


Top
 Profile  
Reply with quote  

Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 12 posts ]  Go to page 1, 2  Next

All times are UTC [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot post attachments in this forum

Search for:
Jump to:  
cron
Style by phpBB3 styles, zdrowie zdrowie alveo
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group