Eu acho que é prematuro considerar isto um assalto ao Windows, eles podem é tomar de assalto o conceito de cloud-computing puro, colocando-se na linha da frente já. Se calhar é mais uma antecipação aquilo que o Live/Bing se podia tornar com a força do Windows por trás e não tanto uma resposta à subida do Bing.
Para já, o que me interessa são as implicações que isto vai ter no linux. Parece claro que vão criar um novo sistema de janelas, alternativo ao Xorg. Seria bom ver se este sistema mais moderno pode ser aplicado noutras distros. E também estou curioso para ver o q eles conseguem fazer em termos de ambiente de trabalho, ou seja, o que vai existir para além do browser, se é que vai existir algo (espero q sim, a cloud é gira, mas convém ter ficheiros localmente, e ter aplicações para filmes sem ser youtube, especialmente agora q o HTML5 já não vai ter vídeo nem áudio.)
Também estou curioso para ver se eles vão criar alguma plataforma de compatibilidade com Windows.

Anyway, i like where this is going. Apesar da Google poder dominar o mundo, já começam a aparecer sistemas operativos novos, empresas como a microsoft estão mais abertas, a competição é à séria, já cheira a revolução no mundo das tecnologias de informação.