CerebroHelado wrote:
Em que anos foi isso? O que estive a ler sobre os anos de '69 a '73 foi tudo menos isso.
Não foi "tudo menos isso". Foi marcado sim pela oposição ferrenha de estudantes e professores universitários defensores do comunismo.
O governo Costa e Silva foi brando e o período de governo da junta militar foi instável, o que criou algum descontentamento e como governo estava frágil, os comunas saíram da toca.
Esses belos comunas começaram a se organizar para um golpe de estado, criando guerrilhas e uma onda de assaltos a bancos e coisas do genero para financiá-las. O Médici não foi por menos e promulgou o AI5 que penalizava severamente essas pessoas e desceu o cacete em todo tipo de oposição ao governo. Depois disso a ditadura ainda durou 11 anos...
Resumindo que a história é grande: trabalhavas e cuidavas da tua vida, vivias bem. Andavas metido com os protestos a tentar derrubar o governo, tavas fodido.
De salientar que os principais líderes estudantis e sindicais foram para o governo e vê-se o rumo que aquilo levou...
Eu tinha 4 anos quando a ditadura acabou no Brasil e desse ano em questão, tenho algumas memórias apesar de não perceber o que se passava. Não se falava de outra coisa.
Minha infância foi passada ainda numa cultura de regime militar. Levava reguadas dos professores se me portasse mal e éramos obrigados a cantar o hino brasileiro em formação militar todos os dias antes das aulas.
Por mais repressor que fosse, aquilo criava Homens e Mulheres, não essa macacada que tem sido a geração de '95 pra frente...