CerebroHelado wrote:
Cartman wrote:
São todos uns filhos da puta!
Isto está na merda e mesmo assim continuam com birras e lutas entre eles. Era começar a executar os políticos, que começavam logo a andar na linha e a ajudar Portugal.
O PC não concorda que o FMI seja uma ajuda a Portugal, acham que vai ser pior - Já o diziam bastante antes dele ser chamado. Portanto, na opinião deles estão a ajudar Portugal recusando-se a reunir com o FMI.
Aquilo a que chamas birras são visões políticas diferentes, que é o objectivo da democracia. Não que eu vote neles, mas não vejo porque não hão de ter direito a expressar uma opinião diferente.
Portugal tem duas opções:
- Aceita o bailout sob as condições ditadas pelo FMI/UE/BCE;
- Assume o default e restrutura a dívida.
Não aceitando a primeira opção, então tem de se assumir a segunda e as suas consequências. As consequências da segunda são:
- Crise política com a UE e outros devedores.
- Corte imediato no financiamento e problema imediato de tesouraria. Deixa de haver dinheiro para pagar salários, pagar dívidas a fornecedores, etc. O Estado passaría a poder contar apenas com o dinheiro cobrado em impostos. Ou seja, o tal corte de mais de 10% teria de ser efectivo, AGORA. Ou isso ou aumento de impostos. Ou até, sendo o PC, sei lá, expropriações.
Se querem de facto uma restruturação da dívida, então a melhor via seria negociar isso com o FMI/UE.
Gostava que alguem lhes perguntasse se defendem realmente essa opção considerando pelo menos essas duas consequências. Estou muito interessado na resposta.