Ben Dover wrote:
Há, por exemplo passar fome E não aceitar as condições precárias.
Esse tipo de retórica é muito fofinha quando estamos no século XXI sentados num sofá a mandar bitaites suportados por milhões de pessoas que tiveram que lutar contra patronato e exigir melhorias de condições que agora tu observas no teu trabalho e por consequencia na tua saude e vida pessoal.
Não é tão bom falar de barriga cheia e cagar para quem te fez a cama?
Sim, estou de barriga cheíssima.
Vejo diariamente colegas meus a serem despedidos porcausa desta crise.
Colegas esses que ao invés de irem para a rua refilar, arranjam o seu portfólio e preparam-se para ir bater aí às várias portas, até se orientarem novamente.
Sim, tenho de agradecer do meu sofá estar a tapar os buracos todos criádos por eles, com empréstimos absurdos, má gestão dos dinheiros públicos e mau desempenho profissional de muitos, sem nunca perderem os seus empregos/regalias.
O trabalho é uma obrigação, não é um direito por defeito.
Ser bom profissional é um dever, não é um extra.
As regalias são exactamente isso, regalias, não são nem devem ser dados adquiridos. Devem ser conquistadas e dadas quando se merece e ser retiradas quando é necessário.
Portanto, achas normal as regalias absurdas e os ordenados absurdamente altos que os funcionários das empresas de transportes públicos recebem?
Eu pergunto-me, quantos daqueles que fazem greve e refilam das suas condições de trabalho são de facto bons trabalhadores e cumpridores?
Os Portugueses são dos que mais faltam ao trabalho na Europa, em média cada funcionário público falta 18 dias por ano. (
http://www1.ionline.pt/conteudo/138758- ... 8-dias-ano )
Isto sem contabilizar com os atrasos de manhã, tão tipicamente nosso, almocinhos até mais tarde, pausas para cigarro e café, etc.
Estas medidas já deviam ter sido tomadas há muito tempo.
Quem está insatisfeito, que mude de emprego, mude de área, mude de país. Agora pare de refilar, quando há milhares de pessoas dispostas a ocupar o seu lugar nas mesmas condições.
Escusado será dizer que eu nunca faltei e provavelmente nunca faltarei 18 dias num ano, se tal acontecer irei perder regalias ou até mesmo o emprego.
Lá está, regalias.
Eu tenho direito a X dias de férias, se nunca faltar durante o ano (justificado ou não), tenho direito a mais X dias.
Chama-se a isso regalia.
Acho que falamos muito e fazemos pouco. Somos preguiçosos, não gostamos de trabalhar.