All times are UTC [ DST ]

Post new topic Reply to topic  [ 194 posts ]  Go to page Previous  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ... 20  Next
  Print view

Re: O tópico das coisas interessantes
Author Message
PostPosted: 24 May 2012, 23:21 
Teh dieb
Teh dieb

Aumentou de 3.8mm para 4.3mm e aumentar brutalmente?
A unica diferenca e que como estamos em recessao Portugal esta a sofrer uma quebra de consumo de produtos externos. E uma situacao normalissima em caso de recessao.

A vamos dar uma de perolas para porcos e seguir no teu raciocinio. Se de facto os empresarios estao a abrir a pestana e isso e a razao pela qual as exportacoes aumentaram, mais razao me dao quando afirmo que as deslicalizacoes destruiram a producao nacional e por arrasto parte da nossa economia.

Nika, nao sei porque que tens que dar uma de nojento e partir sempre para o ataque pessoal. Nao se trata de eu pensar que Portugal e merda ou isto ou aquilo. E porque pura e simplesmente nao sabes mais que isso ;)

Sent from my MB860 using Tapatalk

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 24 May 2012, 23:59 
Chuck Norris
Chuck Norris

Eu não parti para ataque pessoal nenhum, simplesmente irrita-me essa atitude constante de "Portugal é merda".

Chamares-me de ignorante depois de dizeres que as exportações aumentaram com a venda de ouro é no mínimo ridículo.

É um facto que o consumo interno diminuiu. É verdade que isso aconteceu devido à recessão.

O que é para ti um crescimento brutal?
Para mim, nos dias que correm 13% já é algo muito bom. Obviamente que não é 90% nem 200%, mas não é algo que se possa ignorar. Além disso, tem sido uma subida constante, apesar de nos ultimos meses ter vindo a abrandar, continua a crescer. Logo este valor tem tendencia a subir.

Mas qual é a relação da deslocalização destruir a produção nacional com o aumento das exportações?

Os nosso empresários perceberam que o mercado interno está tdo fdd, logo decidiram procurar mercados externos para escoarem os seus produtos.
Isto não só não diminui a produção, como até a aumenta, devido à crescente procura dos produtos nacionais.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 25 May 2012, 08:32 
Teh dieb
Teh dieb

Mas qual "Portugal é merda"?
O que a gestão empresarial em Portugal e os politicos tem feito é que é merda. Destroem os postos de trabalho, fazem contrair o consumo, destroem a já débil classe média que temos, "fazem" a malta da nossa idade emigrar (que por si só contrai a taxa de natalidade), para no final pouco ficarem a ganhar, e o que ficam a ganhar é destruido com a crise que causam.
Por criticar que a gestão empresarial em vez de estoirar o dinheiro nos bmws e nas casas com o dinheiro das empresas, e o gastasse em investigação ou em procura de novos mercados estariamos bem melhor, não é afirmar que Portugal é merda. De facto temos muita coisa que é merda, como a mentalidade pequenina do "vou ser empresário e ter o meu snack-bar", o umbiguismo criado por estarmos à pouco tempo com um mercado de consumo, o brochismo e a falta de sentido critica para quem nos governa ou gere.
Já falo nestas coisas desde o forum-zone.

São criticas válidas e são pontos que se tem que mudar. Mas dai a dizer que Portugal é merda ainda falta um bom pedaço.

De qualquer maneira, a relação entre a deslocalização e o aumento das exportações é quase nula. Terá é relação com o aumento de importações. A deslocalização cria uma bola de neve.
Inicialmente poderá dar a vantagem a acesso a produtos mais baixos, porém com o aumento do numero de pessoas sem acesso a um salário, porque os postos de trabalho NÃO VOLTAM (ao contrário do que se afirma), mais tarde irá haver uma contracção do consumo que se verifica novamente nas importações de bens não essenciais que trazemos de fora.

Via dados index mundi, http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?c=po&v=89&l=pt
em 4 anos aumentamos quase 100% o valor das importações. As exportações aumentaram ~80% no mesmo periodo (estamos a falar em valor). A diferença, durante os anos que andamos a brincar à globalização aumentou.
A deslocalização para Portugal não nos fez favor algum. Muito antes pelo contrário, mostrou a falta de qualidade empresarial que cá temos. É uma pena que é quase necessário um cataclismo para se abrir um bocadinho os olhos e mesmo assim continuar com o sentimento de carneirinho.
As merdas acontecem e não se aprende.

É dar a volta e as exportações criadas por postos de trabalho criados em Portugal são a maneira de isto dar volta. É mandar o neo-liberalismo ir dar uma volta ao bilhar grande.
Porém, as noticias de um aumento de exportações num clima de aumento de desemprego e com prespectivas de aumentar, são fracas.
É construir a partir dai, e não tomar isso como vitória. Porque se a tomam já como vitória, não se aprende nada e nada se faz.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 25 May 2012, 10:43 
Chuck Norris
Chuck Norris

Moralmente e legalmente, a responsabilidade de um gestor de uma empresa é para com os accionistas para lhes dar valor, com o estado para pagar impostos e para com os empregados conforme os contratos de trabalho. Não fazendo parte de um destes grupos, não sei que moral tens para criticar os empresários. Aliás não se percebe bem esta vendetta que tens contra os empresários deslocalizadores. É trauma pessoal?

Já a responsabilidade dos políticos é para com a população. Aí temos o direito de exigir que criem as condições para Portugal ser competitivo, de forma a atrairmos investimento, empresas e emprego. Acontece que durante décadas votámos em políticas que não geram competitividade, pelo contrário, procuram proteger segmentos específicos da população em detrimento da competitividade/bem comum. Ainda hoje continuamos a ter uma maioria a exigir políticas de incentivo ao emprego e ao crescimento, sem ter a mínima noção que políticas são essas, ou pior, sugerindo políticas que atingem o efeito contrário.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 25 May 2012, 19:41 
Teh dieb
Teh dieb

Tens razão warding. Não tenho moral nenhuma.
Afinal de contas quando, por exemplo, os banqueiros andam a lixar o sistema económico só tenho de comer e calar, porque na realidade os empresários são uma espécie de vaca sagrada, ser superior, impossivel de ser criticados.

Por outro lado, quem és tu para dizer que eu não os posso criticar em algo nos afecta dia-a-dia?

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 25 May 2012, 19:52 
Chuck Norris
Chuck Norris

Os empresários fazem pela vida deles. Se lhes é mais benéfico produzir as merdas deles na Roménia que em Portugal, têm toda a legitimidade legal e moral. Não recai sobre eles a responsabilidade de Portugal ser um país competitivo, mas sim das instituições governativas.

Não disse que não podias reclamar. Podes fazê-lo. Acho é parvo.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 25 May 2012, 20:01 
Teh dieb
Teh dieb

Os empresários fazem parte do eco-sistema económico. Como tal é obrigação deles, como dos politicos, como dos trabalhadores, tornar Portugal competitivo.
Ninguem está neste barco sozinho. Quanto mais depressa entendermos todos isto, mais depressa saimos deste buraco.

E se fazerem pela vida deles significa diminuir a qualidade de vida próximo, achar que não tenho moral nenhuma para fazer este tipo de criticas, isso sim é parvo.

Ninguem é imune a criticas aos actos feitos. Põe no pedestal quem quiseres.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 26 May 2012, 02:56 
Chuck Norris
Chuck Norris

Olha lá, tu não emigraste para arranjares melhores condições?

Porque raio não podem os empresários fazer o mesmo?

Também não ficaste cá, a ser pago com um ordenado inferior à média Europeia e a tornares assim, Portugal mais competitivo.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 26 May 2012, 08:15 
Teh dieb
Teh dieb

Eu não mexo na vivência de familias, não movo influências, não deixo dividas nem questões legais duvidosas ao fazê-lo.

Porém, fica notado que na cabeça de todos, Portugal para ser mais competitivo, temos que ter obrigatoriamente "ser pago com um ordenado inferior à média Europeia". Ora aqui está mais um dos grandes mitos. Isto é implicitamente afirmar que todos os outros que estão na média ou acima não o são e que já ter um salário inferior à média europeia é manifestamente insuficiente.
A qualidade de gestão e empresarial, essa, nunca fica em causa.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 26 May 2012, 10:05 
Chuck Norris
Chuck Norris

Ben Dover wrote:
Eu não mexo na vivência de familias, não movo influências, não deixo dividas nem questões legais duvidosas ao fazê-lo.

Porém, fica notado que na cabeça de todos, Portugal para ser mais competitivo, temos que ter obrigatoriamente "ser pago com um ordenado inferior à média Europeia". Ora aqui está mais um dos grandes mitos. Isto é implicitamente afirmar que todos os outros que estão na média ou acima não o são e que já ter um salário inferior à média europeia é manifestamente insuficiente.
A qualidade de gestão e empresarial, essa, nunca fica em causa.

Indirectamente mexes tanto nisso tudo, como um empresário dono d1 snack-bar.

Tu falas como se só existissem PT's e afins, esqueces-te dos 99,7% das empresas que constituem o tecido empresarial e que não mexem assim com tanta coisa.

Continuando, eu não defendi que temos de ser mal pagos para sermos competitivos.
Apenas ironizei a situação.

Esse ódio visceral contra os empresários é algo que eu não consigo compreender.
Os empresários são os primeiros a sofrer com os seus erros.

Se tiverem uma má gestão o negócio deles vai fechar. Os seus empregados que perdem o emprego, recebem subsídio de desemprego, já o próprio empresário, não.

Os empresários movem-se única e exclusivamente pelo lucro e é assim que deve ser.
Não têm nem devem ser culpabilizados por procurarem a melhor forma de o obter (desde que seja dentro da legalidade, claro).

Nós não nos gabamos tanto de ter cá as Auto-Europas da vida?
Esses empresários porcos que abandonaram o seu país e foram produzir num local onde conseguiam mais lucro e estão a destruir a economia...

Se o estado conseguisse criar condições que atraíssem mais "Auto-Europas", certamente os nossos empresários não iriam procurar soluções lá fora.

Profile  
Reply with quote  

Post new topic Reply to topic  [ 194 posts ]  Go to page Previous  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ... 20  Next

All times are UTC [ DST ]