warding wrote:
O Howard Hughes marcou uma indústria, o Steve Jobs marcou várias. Pegou numa empresa nas ruas da amargura e tornou-a na maior empresa do mundo (em market cap). Criou algo no valor de 391 mil milhões de dólares.
Uma industria? Aieeeeeeeeeee maeeeee
Ninguem aqui botou abaixo as capacidades de CEO do Steve Jobs. A questão é como me recuso em criar do homem um icone e não faço a mesma bajulação porque tenho noção do que ele realmente fez pelo mundo de informática, sou um hater.
Quote:
Touché.
Dizer que o Steve Jobs não mudou o mundo e ignorar estes aspectos é simplesmente de hater, não pode ser um argumento racional.
AGORA há muitas outras empresas a fazer o mesmo, mas casos como o iTunes, appstore/smartphones, são flagrantes.
É verdade que não foi ele que criou os smartphones, concordo plenamente. Mas acredita, que foi ele que os meteu nos bolsos de todos nós. Seja porque motivo for, foi ele.
Pelo contrário. Dar demasiado relevo à capacidade inata do Jobs fazer streamline a gadgets é que não pode ser argumento racional e argumento de fanboy.
Antes do iPhone havia symbian já avançado, com apps, browser, gps integrado e uma planóplia de coisas. Foi a Nokia que criou o smartphone moderno, a apple poliu as arestas do symbian no seu próprio produto e criou algo melhor. A apple NÃO meteu um smartphone em cada bolso, na realidade nem a Nokia. Quem o meteu foi o Android. Este ultimo, já havia sido criado antes do iOS, pegou em elementos dos SO moveis e fez evoluir o mercado, como já antes tinha feito a apple e anokia antes dele.
A Nokia criou o mercado, a apple evoluiu o mercado, o android massificou o mercado. Eu não estou a a dizer que a apple não teve contribuição nem nunca disse. Estou a dizer para terem noção do que dizem antes de atribuirem qualidades proféticas ao Jobs e à apple.
Quote:
Ainda hoje a maioria dos smartphones tentam aproximar-se ao máximo do iPhone. (os Samsung são cópias), os outros vão buscar ou a navegação, ou o look, ou o que quer que seja.
E se achas que ele não mudou, cmo explicas que o iPhone (sendo o mais caro do mercado) é o lider quando tens concorrentes, igualmente bons, acredito até que alguns sejam melhores, a metade do preço que não se conseguem afirmar?
o iPhone faz o mesmo ao android e fez o mesmo ao Symbian. A barra de notificações pensas que vem de onde? De onde pensas que vem a ideia do app drawer?
etc etc.
Guy Kawasaki responde à tua questão. Ele criou a ideia de Apple Evangelist e foi o primeiro empregado de alguma empresa que tinha como trabalho relações a usar os métodos dos tele-evengelistas para fazer publicidade, keynotes, falsos dilemas e por ai fora. E se pensas que estou a gozar lê a literatura.
ANW.
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Smart ... urrent.pngSão menos vendidos que os symbian.
Quote:
Mas volto à questão, eu não tiro valor ao gajo do C. Agora, é normal que as pessoas não o conheçam. Ele viveu a sua vida num laboratório, atrás dos holofotes da fama, é normal que ele morra e as pessoas não sintam empatia com ele, independentemente da maioria das coisas que usam, virem directa ou indirectamente da criação dele.
Que as pessoas são ignorantes da realidade não me precisas de dizer mais vezes.
Como o Ritchie, há milhares de outros que as suas ideias criaram o mundo.
Mas o Jobs, como era um CEO activo a nivel de imagem e com uma retórica eficiente, esse ai se morrer já é uma perca para o mundo, o mundo ficou mais pobre e é um homem insusbstituivel.
É aqui que vem a fonte do meu cépticismo em relação às qualidades ditas proféticas do Jobs, o que equivale par uns ser hater.