Eu tambem tenho um gato que veio para aqui com 2 meses.
Quanto a brinquedos varia um bocado de gato pra gato, ja vi uns que so brincavam com aqueles aramezitos do saco do pão e não ligam a brinquedos xD Experimenta uns ratinhos que há a venda para ai por 1€ que têm umas bolinhas dentro pra fazer barulho, ou outro tipo de coisas com barulho. Peluches pequenos também é uma boa opção, o meu tem uma ovelhita que para onde quer que atires ele vai atrás. Dá jeito pra saber onde ele anda ou tira-lo de uma divisao :p Compra-lhe um arranhador tambem, dá jeito e ele habitua-se rápido

Depois o essencial a teres em casa é um sitio para comida e àgua e um sitio para a caixa de areia. Se não comprares daquelas caixas fechadas vais andar a varrer bocadinhos de areia todos os dias xD Areia há uma barata do continente ( marca Para acho eu ) que serve perfeitamente. Há umas areias tipo sinteticas ou wtv que não sei bem se sao boas ou não. Comida, tens uma no Lidl da marca Tron ( not the movie

) que os gatos parecem gostar. Sao coisa de 2kgs e bastante barata. Depois também ha umas mini latinhas de comida húmida que podes comprar no continente ou lidl por volta de 20c, mas isso eu so costumo dar de vez em quando.
Quanto a regras.. well, um gato é muito diferente dum cão, não dá para propriamente ensinar. Se ele fizer porcaria ou estiver num sitio que não queiras, refila com ele, e eventualmente há de perceber qq coisa..
And thats it

#Edit: já cheguei a ter uma plantazinha de catnip aqui, que o gato as vezes ia comer, mas dps vomitava-se todo portanto tirei -.-
#Edit2: Grats Johny