Quote:
Grupo Orey compra BPP por um euro
O grupo Orey vai adquirir a totalidade do Banco Privado Português (BPP) pelo valor simbólico de um euro, de acordo com um comunicado enviado esta manhã à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Para o negócio avançar, falta ainda o aval do Banco de Portugal (BdP).
O negócio, que foi noticiado na semana passada, envolve ainda a aquisição de mais duas empresas da Privado Holding, que controla o BPP.
No comunicado, o grupo Orey, que se estreou no sector financeiro em 2004, indica que a compra foi efectuada através da participada Orey Financial, tendo abrangido a "totalidade do capital" do BPP, bem como as empresas Gest Advisors e Pcapital.
Acordo que está, ainda, dependente da "verificação de determinadas condições, em particular da autorização do BdP», refere o comunicado do grupo liderado por Duarte D'Orey.
Além do preço simbólico de um euro, este negócio pressupõe que a sociedade comercial Orey avance com "um plano de recapitalização e saneamento" do BPP, que será "de imediato submetido à aprovação das entidades públicas e privadas relevantes".
Este projecto inclui uma solução para os clientes de retorno absoluto, como indica o comunicado, ao contrário do que acontecia com o plano delineado inicialmente para salvar o banco e que o Governo rejeitou.
O comunicado adianta ainda que estas aquisições enquadram-se na estratégia já anunciada de «centrar a actividade do Grupo Orey na área financeira, desenvolvendo as actividades não financeiras através de um fundo de Private Equity, denominado Orey Capital Partners».
in PublicoSe eu soubesse que era tão fácil comprar um banco, já tinha ido á carteira buscar uma moeda de 1 Euro...