Quote:
Robert Prechter tornou-se famoso por prever o 'crash' de 1987 e vem agora dizer que os preços do petróleo podem recuar para valores inferiores a 10 dólares por barril na próxima década.
Depois de terem atingido máximos históricos nos 147 dólares por barril no ano passado, os preços do petróleo podem recuar para valores entre quatro e dez dólares, escreve Prechter no último relatório da sua consultora, a Elliot Wave International.
"Espero que os preços do petróleo desçam para valores abaixo dos dez dólares por barril algures na próxima década", afirma Prechter. "Foram precisos vários anos para o preço do petróleo atingir os 147,50 dólares [em Nova Iorque] e vai demorar algum tempo até que toda a correcção se verifique".
Esta previsão sustenta-se numa teoria "supercíclica", que se baseia na análise das tendências dos preços ao longo dos últimos cem anos.
"O gráfico Elliot-Wave assegura-nos com confiança que não haverá outras tendências de subidas que estendam o pico da 'oil mania'", nota Prechter, que previu com duas semanas de antecedência o 'crash' de 1987, quando o Dow Jones afundou 23% num dia.
Na sessão de hoje, os preços do petróleo seguem em alta nos mercados internacionais. Em Londres, o barril de 'brent', a referência para as importações portuguesas, avançava 1,73% para 74,15 dólares, enquanto em Nova Iorque, o barril de crude subia 1,80% para 71,42 dólares.