Quote:
Energia nuclear é "completamente inevitável", defende Van Zeller
O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) considera que a energia nuclear é "completamente inevitável" e estranha que nenhum partido tenha levantado este tema até agora na campanha eleitoral.
Em entrevista à Rádio Renascença, Francisco Van Zeller, que esteve no Oriente onde estão a ser construídas várias centrais, afirma que a energia nuclear é "completamente inevitável".
O responsável da CIP adianta que até compreende as razões pelas quais, sobretudo PSD e CDS não levantam o assunto."Como a energia nuclear corresponde a um investimento gigantesco, neste instante estando o CDS e o PSD - partidos mais à direita - contras as obras públicas de grande dimensão seria difícil meter no programa a produção de energia eléctrica por essa via. E também, devem sentir que não é popular".
Contudo, Francisco Van Zeller considera que Portugal não tem alternativa ao nuclear se quer cumprir as metas ambientais definidas na Conferência Internacional sobre Mudanças Climáticas para 2030.
"É escusado pensar no sol, na água e na ventoinha, pois são produções irregulares, não são produções de base como a que precisamos de substituir, que é o carvão", conclui.