Quote:
Os preços do crude estão a negociar perto dos 70 dólares em Londres, impulsionados pelos ganhos das bolsas e pelas expectativas de que os inventários norte-americanos tenham descido na semana passada.
O preço do barril de 'brent', a referência para as importações portuguesas, disparava 3,56% para 69,75 dólares em Londres, enquanto em Nova Iorque, o barril de crude apresentava um avanço mais ligeiro de 0,11% para 71 dólares.
Os peritos explicam que os preços do "ouro negro" estão a acompanhar os ganhos das praças asiáticas e europeias, uma evolução que aumenta as expectativas de que a recuperação económica mundial vai fazer crescer a procura de petróleo.
Os investidores estão a reagir em alta às declarações de ontem de Ben Bernanke. O presidente da Reserva Federal dos EUA afirmou que a pior recessão desde 1929 chegou provavelmente ao fim.
Também a impulsionar as cotações do petróleo estão as previsões que apontam para uma redução dos inventários de petróleo norte-americanos na semana passada. O Departamento de Energia dos EUA deve revelar hoje que as reservas desceram em 2,5 milhões de barris na semana passada, de acordo com os analistas consultados pela Bloomberg.
a) Que recessão tão rápida
b) estão À espera que os inventários desçam quando subiram e muito, muito recentemente
c) Se a recessão acabou, mas porque raio ainda estão a fazer rally aos commodities?