Mike Portnoy wrote:
Sinceramente o meu carecup está bastante empty relativamente à ilegalidade da coisa. Sejamos francos, não estamos a falar de um crime violento, mas sim de um sistema de distribuição que está morto, caduco e desactualizado.
Se a série não está cá, como é que a vejo? Não vou comprar naquela de gastar dinheiro. Vejo uma season ou outra, se gostar compro, se não gostar shift+del é a serventia da casa.
O que mais me irrita depois é a constante criminalização de quem retira da internet, e não de quem vende ilegalmente. Além disso, a publicidade que por exemplo passa no cinema "você não roubaria um carro" é a comparação mais falaciosa e asinina, que sinceramente me tira um grande LOL quando vou ao cinema. Verdade seja dita, a criminalização de um "vitimless crime" como este, menos vontade me faz de gastar €5 no cinema.
Resumindo, as leis do copyright não ajuda quem faz, quem vê e quem populariza a série/musica/filme. Séries como Family guy, sem a fanbase de net que tem nunca teria mais que 2 seasons.
Apenas ajuda um grupo selecto de pessoas, normalmente nas grandes companias de distribuição.
Isto são os meus 2 cents
A venda também é criminalizada, e aliás cá em Portugal que eu saiba já foram presos bastantes vendedores e nenhum
downloader particular. Claro que os anúncios são feitos para os particulares, achas que um vendedor vai assustar-se com um anúncio daqueles?

E o crime pode não ser "vitimless", principalmente se usares Torrents. Tu ou eu se calhar compramos se gostarmos ou se não pudéssemos ver não comprávamos na mesma, mas há quem pagasse se não tivesse de borla, e ao usar Torrents estás a disponibilizar parar "potenciais compradores", e portanto a ser cúmplice.
E muitas séries não são como o Family Guy, que é bastante mais virado para o pessoal mais novo e que já não vê tanta TV.