já vi e li há prai 1 semana.
não há nada de mais nos emails. a parte que pode se colocar mais em questão à primeira vista, será pela a parte de uma suposta "impossibilidade" de os investigadores darem os dados (há 3 emails assim).
2 deles são um conhecido céptico a pedir directamente a um investigador e este a rejeitar porque tinha perdido já imenso tempo a investigar o assunto e outro implicitamente ao McIntyre num email pelo Mann, que mais tarde será explicito.
Pá, eu não tenho problema nenhum que investigadores não lancem a sua investigação a pessoas que o vao martelar e mandar num blog um review martelado. é uma perca de tempo.
O peer-review não são pessoas de fora a pedir os dados.
Achei interessante que relativamente a 13 anos e mais de 1000 emails, lancem uma vintena de emails que no melhor das hipoteses são suspeitos como uma prova de "uma vasta conspiração".
EDIT: esse acordar? "Aliás, na altura, a imprensa internacional explorava os receios de uma nova idade do gelo devido ao arrefecimento global que se verificava.". a malta já se calava de dizer asneiras.
nos anos 70 , mesmo com o cooling causado por CFCs, a comunidade cientifica no seu geral não indica nada disse.
basta olhar para os seus paineis de altura e quem aocnselhavam.
e para mostrar estatisticamente que estão a dizer parvoice
http://www.cbsnews.com/stories/2009/10/ ... 3035.shtmlé mandar estes comentadores lerem um pouco de história antes que alguem vá em asneiras.
EDIT2: como me esqueci dos emails do "trick".
sem "trick"

com "trick"