Berlioz wrote:
No outro dia estava a dar um documentário sobre meia dúzia de cientistas cujo trabalho era evitar que uma espécie de peixe que só vivia num corpo de água de 2 metros quadrados entalado entre dois rochedos algures num lugar tórrido dos USA se extinguisse.
Não alteraria NADA se se extinguissem. Encontraram-nos ali, como poderiam ter encontrado outra das milhares de espécies prestes a morrer todos os dias.
Afirma Berlioz, o biólogo. Não vou argumentar sobre isso porque não sei mas custa-me mesmo muito a crer que a maior parte são casos assim. Se calhar eles é que não explicaram no documentário o porquê de conservar a espécie e tu partiste logo do princípio que não tinha interesse nenhum.
Quote:
Obivamente que a questão de África que referi alteraria o ecossistema, mas quando isso aconteceu propôs-se mais do que uma hipótese viável e equilibrada que permitiria a partilha da zona protegida, equilibrando as consequências para os dois lados.
Que hipótese tão mal estudada. Se é zona protegida é porque é necessária uma zona onde os animais possam obter alimento com facilidade, acasalar entre eles e onde seja possível a existência de um corredor possibilite a migração de animais entre diferentes áreas de alimentos. Isto devido às estações do ano e ao facto dos alimentos não existirem sempre o ano inteiro.
Quote:
Não é porque o Homem extinguiu o dodo que somos os maus da fita. Espécies extinguem espécies. As questões de equilíbrio são apenas momentos de estabilidade, ou não houve crises ambientais e alterações dramáticas antes sequer do Homem existir?
O homem não é Deus. Não podemos pensar que vamos conseguir manter os ecossistemas da Terra iguais para sempre. Se a Terra muda, muda. Se nós aceleramos ou abrandamos esse processo não altera o facto de que a mudança é inevítável.
Não, espécies não extinguem espécies, a selecção natural e a Natureza (queda de meteoritos, alterações climáticas, etc.) extingue espécies. Pelo menos antes de nós cá chegarmos. E essas alterações de que tu falas foram violentas mas ocorreram num espaço de tempo de milhares de anos. Para além de que é irrelevante a partir do facto em que o Homem leva à extinção espécies porque se fartou de as caçar para obtenção de peles e destruir o seu habitat. Quantos animais é que conheces que fazem isto? Eu só conheço um.
Quote:
A Terra não precisa de protecção nenhuma. A Terra é uma pedra no espaço e as coisas que cá vivem adaptam-se, nem que dure anos ou séculos. Estamos é preocupados com a nossa adaptabilidade à Terra. Só acho que em vez de andar a tentar aguentar um sistema puxando para trás, a perder tempo com peixinhos num charco em que ninguem toca e que não afecta nada, a ciência devia preocupar-se mais em adaptar-se às mudanças.
Não digo que parte dela não o faça, mas podia ser mais.
Sim, não sou arrogante a ponto de pensar que o Homem consegue destruir a Terra. No entanto, se somos responsáveis por uma grande parte das extinções que ocorrem (e fazem-se estudos para confirmar isso, acredites ou não) é nosso dever preservar essas espécies porque elas fazem parte de ecossistemas que, se desequilibrados, podem trazer graves consequências para quem lá vive.