warding wrote:
"Libertários de bolso" lol.
O meu argumento é de que a economia é uma ecosfera, o emprego e riqueza cria-se quando as condições ambientais são propícias. O emprego e a criação de riqueza desaparece quando estas não são propícias: impostos altos, crowding out, legislação, mercados fechados.
Daí a metáfora. Estás a culpar os animais de migrarem para onde a vida lhes é mais propícia quando não os podes controlar e quando a culpa é de algo que podes controlar - o Estado.
Deslarga os animais.
E sim, importar merdas da China a preços mais baratos do que se faria cá é mais eficiente e gera bem-estar a todos os que têm produtos mais baratos. Levanta é o desafio de que temos de criar novos empregos onde seremos competitivos.
Enfim podem-se continuar a queixar disso mas não há nada a fazer. Como criar novos empregos é a questão mais essencial agora.
O teu argumento é que vivemos num "zero sum game" portanto o dinheiro estar cá ou no zimbabwe é a mesma coisa pois vivemos numa "ecosfera" economica global. Se eu olhar através do olho do cu lá para baixo onde estou a meter todos os gajos na merda que caguei até sou capaz de te dar razão.
Porém tal não é verdade para os outros 99.99% da população. Dinheiro e trabalhos não voltam. Quem o tem manda um manguito e vai aproveitar outros nichos com os quais é impossivel competir com direitos adquiridos, nem que sejam direitos básicos relativamente a saude no trabalho ou então fazer competição com quem de proposito mantém a sua moeda desvalorizada para criar condições inexistentes.
Isto nada tem haver com animais. Quer dizer tem, e tem haver com a questão da cidadania desses bois, boys, idiotas de pacotilha e mais que tais.
Culpar o Estado quando na realidade se deviam todos culpar a eles próprios por despedimentos em massa e posteriores deslocalização de postos de trabalho que por si só já criavam riqueza e lucros consistentes é do catano.
Bem, quem o tinha já fodeu-nos, por isso não vale a pena chorar pelo leite derramado, mas vale sim sempre culpar o Estado. Afinal de contas o Estado é que tomou a decisão de levar os postos para a China e crl mais velho.