Berlioz wrote:
Eu não gosto só de música clássica, and that's not the point. Qualquer pessoa pode gostar do que quiser, mas dizer que aquilo tem sentimento no sentido concreto da palavra é o mesmo que dizer que Mozart compunha uns "mad beatz".
Cada coisa no seu lugar.
Berlioz wrote:
Novamente, não sou eu quem está a misturar.
Eu não disse que a música não causa sentimento em alguém, acabei de dizer que ele pode reagir de todas as maneiras que puder. Estou a dizer que a música em si não o tem, porque não tem capacidade para o ter como peça musical.
Música que causa sentimento =/= Música com sentimento =/= Música criada o autor a sentir algo
Semânticas, tecnicalidades e subjectividade.
Cenotaph wrote:
acho q estás a misturar as coisas, uma música não precisa de estar carregada de sentimento, msm na perspectiva limitada que me parece q estás a ter, e transmitir sentimento. Um banal untz, untz, untz pode perfeitamente ter um efeito emotivo numa pessoa. O gajo lá sabe.
Exacto. Disse aquilo porque desperta sentimentos, pouco que me importa o que o Carls sentia quando a fez, o que interessa é o efeito que tem em quem a ouve e o que pode despertar isso pode ir desde uma obra de Mozart até ao alarme dum carro. A interpretação é única à pessoa e é ela que sente ou não sente. I did.