warding wrote:
As empresas não tem ideologia. As empresas operam segundo os incentivos que existem, as 'regras do jogo', que são ditadas pelo Estado. As empresas não são liberais ou socialistas ou anarquistas ou conservadoras ou progressistas. São empresas, têm por definição, apenas e só, o objectivo de dar lucro.
O modelo económico é ditado pelo Estado que cria as regras do jogo. Quando o Estado é 50% da economia, pretende influenciar a economia com subsídios e regras especiais e participações nas PTs, EDPs e CGDs, quando regula a economia, as empresas que se criam e prosperam o país são aquelas que melhor se adaptam ao sistema corporativista que o Estado criou. Uma merda, portanto.
Quando tens empresas que são representadas, representam-se e financiam lobbies como o CATO e Heritage foundataion (e muitos mais, e claro que tambem se aplica em Portugal) é extremamente ingénuo aformar que as empresas não tem ideologia politica ou sequer económica. Muito pelo contrário. As empresas permeiam e manipulam os lobbies assim como as universidades.
As empresas são a representação das pessoas que as controlam. Como tal a ideologia entra no sistema de como agem no mercado, como agem com os trabalhadores ou as posições que tomam relativamente a publicidade.
Que belo ingénuo que me saiste.