Hoje recebi um email da fnac quase que me a insultar. LOL.
Em primeiro lugar gostaríamos de apresentar as nossas desculpas sobre o incómodo que esta situação possa ter causado bem como reiterar os esclarecimentos já prestados telefonicamente sobre este assunto.
Como é do seu conhecimento, e para o que ora importa, a campanha em causa - disponível no site
http://www.fnac.pt - destacava que o telemóvel "Samsung i9000 Galaxy S 8GB (Black)" cujo preço de venda habitual é de 409,90€, estaria disponível a 299,00€ durante o período compreendido entre as 00:00h e as 24:00h do dia 27 de Julho de 2011.
Esta campanha foi devidamente explicitada e divulgada, tanto na newsletter da Fnac como em publicidade existente em vários jornais, pelo que o cliente ao aceder ao site estava devidamente ciente e informado sobre o valor do desconto que recaía sobre o produto em causa.
Acontece que, no período decorrido entre as 00:00h e a 01:30h, do dia 27 de Julho ocorreu um erro informático no sistema, uma vez que se trata de processo automático de gestão de campanhas e promoções, e como tal totalmente alheio à actuação Fnac, levando a que o artigo em apreço se apresentasse indevidamente assinalado com o valor de 189,00€.
Atendendo a que esta campanha foi devidamente publicitada, não deixando margem para dúvidas quanto ao seu conteúdo, qualquer consumidor médio tem obrigação de compreender que o facto do equipamento se encontrar assinalado a 189,00€ e não a 299,00€ só poderia ter origem num erro informático uma vez que nenhuma outra explicação faria sentido.O regime da contratação sem intervenção humana - que é o caso - encontra-se consagrado no Decreto-Lei n.º 7/ 2004, de 7 de Janeiro, aplicável ao comércio electrónico.
De acordo com este diploma, quando ocorra um erro na programação que afecte a formação da vontade, nos casos em que a comunicação ocorre sem qualquer intervenção humana, tal contratação é anulável nos termos gerais do direito.
De qualquer forma, a Fnac actuou de forma eficiente e diligente na resolução do problema na medida em que assim que tomou conhecimento desse erro informático procedeu imediatamente à sua correcção, de forma a evitar futuros incómodos.
Pelo exposto, a Fnac não irá proceder ao envio dos produtos encomendados no valor de 189,00€, razão pela qual a sua encomenda foi cancelada e o seu valor devolvido.
No entanto, e pautando a sua actuação nos melhores interesses dos seus clientes, a Fnac disponibiliza-se inteiramente para que V. Exa. possa ainda adquirir o referido produto ao preço de 299,00€
Mais uma vez lamentamos quaisquer incómodos que tal situação possa ter causado a V. Exa, encontrando-nos disponíveis para eventuais esclarecimentos que entenda por necessário.
O consumidor médio que eles falam, percebe que para a campanha ter desconto esse valor tem de ser inserido manualmente por algum gestor de campanha, pelo que isso nunca seria um erro informático mas quanto muito um erro humano o qual a Fnac tem de assumir. Reclamar não serve de nada ao que me parece... Mas na minha humilde opinião isto não me cheira ser erro informático...