Lude
|
Posted: 18 Oct 2011, 15:42 |
|
Domo-kun
 |
 |
|
Eu percebo que tem de haver espectáculo, mas para mim, espectáculo não é ver 15 carros a desfazerem-se e a arder em pista, sim, um acidente é um espectáculo, também gosto de ver, mas não às custas da segurança do piloto.
Eu creio que uma das coisas que faz os indy car não ser mais seguros são os investimentos necessários para os tornar mais seguros e não o espectáculo em si.
Por exemplo, na F1 há menos acidentes porque agora é tudo muito mais controlado pela FIA, que analisa tudo à lupa e então os pilotos andam mais "certinhos", evitando os acidentes, donde podem vir, muitas vezes, penalizações estúpidas, aliás, ultimamente andam a penalizar tudo e mais alguma coisa. Antigamente era tudo mais solto, então havia mais acidentes, além que os carros eram menos permissivos, o que gerava outros acidentes, provocados por falta de experiência e falta de pulso para segurar o carro.
Mas tudo isto sem ser à custa dos pilotos, que agora sabem que se tiverem um acidente, não morrem queimados ou atravessados por um radiador (pode acontecer, por exemplo, continuas a poder levar com uma roda na cabeça ou uma mola perdida como levou o massa e o filho do surtees, atenção, mas as probabilidades são muitos menores), enquanto que na indy car é pão nosso de cada dia e depois vêm chorar e dizer que vão ter saudades e afins.
Não sei, parece que fazem de propósito, juntam carros rapidíssimos com uma pista onde vais a fundo praticamente toda a volta, ainda por cima nas curvas podes perder a aderência com facilidade, junta-lhe uns muros de betão sem protecções, monolugares que ardem ao impacto e um bando de 30+ carros em pista, todos a querer ganhar o prémio milionário e parece que estão a pedir que hajam acidentes e também fiquei surpreendido como é que só morreu um...
Espectáculo sim, mas ao menos certifiquem-se que não vão com um caixão com rodas, digo eu, é o mínimo.
|
|