O topico diz upgrade pc. Na verdade o que quero é "Samegrade", mas serve

Portanto, tenho ali uma torre antiga que basicamente serve pra joguinhos pequenos e ver coisas na net ( o básico dos basicos ). Aquilo já tem pelo menos uns 10 anos, ainda é single core e etc, e ontem parece-me que deu as ultimas. Quando se liga nao dá imagem ( 1º ainda pensei que fosse da grafica que tem andando meia estranha ), mas depois nem sequer deu os beeps iniciais ( portanto não ta a fazer o POST ). Tentei desconectar tudo, rams, grafica, discos, etc etc pra ver se era de algum desses componentes, mas mesmo sem nada lá ligado sem ser o processador, nada de beeps. Tambem fiz CMOS jumper reset e verifiquei a conexão ao pc speaker e nada.
Long story short, provavelmente a mobo fritou. So now its time to get another one, mas como tenho andado meio afastado dos pcs torre, tenho algumas duvidas:
Se foi a mobo que fritou, podia simplesmente comprar outra ( processador included ) e aproveitar a caixa, fonte, placa grafica/som, e afins. O problema é que nao sei se ao comprar outra mobo, se vai encaixar bem na caixa que tenho.
Outra coisa é quanto a compatibilidades - Se vou comprar uma mobo agora, ja deve ser dual core pelo menos ( acho que ja nao se faz single core. ), e pra isso vou ter de ter obrigatoriamente ram ddr3, right? E a gráfica, uma
reliquia destas, será que funciona com a mobo nova? Mesmo para a
placa de som.
Quanto a discos e etc, nao sao os melhores de sempre, mas servem pro que sao precisos e aí nao acredito que vá haver problemas, a nao ser que a board nova não tenha ligações IDE.
Lastly, a power source, not sure se dps vai aguentar bem a placa nova.