warding wrote:
O rico não reinveste a sua riqueza em Portugal porque o investimento em Portugal não dá retorno devido ao tamanho e influência do Estado na economia Portuguesa. Qualquer investimento feito em Portugal, metade irá para financiar o Estado Português. Que é uma merda de um Estado ainda por cima.
Ok, essa foi talvez a melhor intervenção que já te vi fazer nesse fórum. Concordo completamente com isso.
Nika, a crise não foi criada pela classe média, foi criada por meia dúzia de ricos e uma boa quantidade de políticos corruptos até ao osso.
A crise, que finalmente faz-se sentir em todos foi criada pelas PPP, por projectos megalómanos que não servem ninguém a não ser quem os negociou e principalmente pelo "estado social", essa coisa nojenta e medonha onde o Estado é o paizinho que passa a mão na cabeça dos putos que não querem fazer um caralho.
Investiu-se dinheiro público com garantias públicas em construção civíl, em merdas que não tem qualquer retorno. Um AE no cu do alentejo ou nos confins de trás-os-montes ou os 52 túneis da Madeira não gerarão qualquer retorno, só despesa de manutenção e rendas chorudas às construtoras e concessionárias.
Nós temos um país de 10M de habitantes, onde apenas 4M trabalham e 7M dependem directa ou indirectamente do Estado. Um país onde uma empresa pública de transportes públicos que tem um passivo de vários milhares de milhões paga em média 55mil € por ano em ordenados, mais de 5x a média nacional. E acho que nem vale a pena continuar que já todos sabemos o que mais há por aí.
A crise não foi pela classe média viver acima das possibilidades, quanto muito agravada pela classe média viver à custa do Estado.
Enquanto não tivermos um governo com colhões (de preferência não-democrata) e um sistema de justiça que não se alimente do mesmo, vamos continuar na mesma merda.