Isto só em Portugal
Ontem -
Caixa revela que novas regras de capital já não se aplicamQuote:
Norberto Rosa disse hoje que o “Banco de Portugal avisou a Caixa que já não era preciso cumprir os 8%” de Tier I, um rácio que mede a saúde dos bancos e que motivou reforços de capital no BCP e no BES.
A revelação foi feita na apresentação de resultados da Caixa, hoje em Lisboa. O administrador do banco público revelou que o Banco de Portugal comunicou à Caixa, por telefone, que "já não era preciso cumprir os 8% de Tier I".
No ano passado, e tal como outros bancos centrais na Europa, o Banco de Portugal elevou para 8% o limite mínimo do rácio Tier I, um indicador que mede a saúde financeira dos bancos. O objectivo era capitalizar a banca nacional para melhor enfrentar a crise financeira.
Os bancos responderam às novas regras do Banco de Portugal. O Banco Espírito Santo (BES), por exemplo, avançou com um aumento de capital de 1,2 mil milhões com o objectivo de "aumentar os rácios" para os níveis exigidos pelo Banco de Portugal.
No mesmo sentido, o Millennium bcp fez saber que poderá emitir até 1,2 mil milhões de euros em valores mobiliários. "A nossa convicção quanto à possibilidade de o banco ter um Tier I de 8,5% em Setembro é muito clara e muito forte", sublinhou Carlos Santos Ferreira, presidente do BCP, na apresentação das contas anuais da instituição.
A revelação de Norberto Rosa é, por isso, uma novidade para o mercado.
Hoje -
Banco de Portugal reafirma novas regras de capitalQuote:
O Banco de Portugal reiterou hoje que os bancos deverão reforçar o seu rácio Tier 1, um indicador que mede a saúde financeira das instituições, para um valor não inferior 8%.
A instituição liderada por Vítor Constâncio (na foto) entende que, com base "na actual conjuntura de turbulência dos mercados financeiros e na maior volatilidade dos riscos associados à actividade das instituições de crédito", os rácios de adequação de fundos próprios de base (rácio Tier 1) devem ser reforçados para um valor não inferior a 8%, até ao final de Setembro deste ano.
O comunicado emitido hoje pelo Banco de Portugal surge depois de ontem Norberto Rosa, administrador da CGD, ter afirmado que o rácio de 8% já não era necessário.
Este rácio de 8% foi fixado por Vítor Constâncio, no final do ano passado, com o objectivo de dar maior robustez à banca nacional, para conseguir resistir a futuras perdas, e surgiu após a decisão das autoridades britânicas de exigirem um rácio Tier 1 de 9% aos bancos do país.
O Banco de Portugal publicou, a 12 de Novembro de 2008, a carta-circular 83/2008 onde recomenda às instituições bancárias que adoptem uma estrutura de capitais próprios que lhe proporcionassem um rácio Tier 1 de 8% até 30 de Setembro de 2009.
O Tier 1, que mede a estabilidade financeira dos bancos, é constituído essencialmente pelos capitais próprios da instituição, que incluem acções preferenciais e resultados de exercícios anteriores, depois de deduzidos os dividendos pagos aos accionistas. Esta medida levou a operações de aumento de capital por parte do BCP e do BES.
Epa, lindo!!! Fazer um comunicado com base numa chamada telefónica! Era a ver se pegava! Estava-se já a ver que ia dar asneira! E confirma-se! Só espero que o BdP acorde para a vida e não deixe situações destas passarem em branco, isso e os avisos que já tinham sido enviados pelas auditoras referente ao caso BPN.
Nós por cá
