All times are UTC [ DST ]

Post new topic Reply to topic  [ 2746 posts ]  Go to page Previous  1 ... 250, 251, 252, 253, 254, 255, 256 ... 275  Next
  Print view

Re: Jornal Tud'a Monte
Author Message
PostPosted: 27 Jan 2014, 14:30 
Teh dieb
Teh dieb

Nao. Continuas sem entender porque nao queres aceitar.

Quote:
O objectivo da praxe e retirar os contextos socio-economicos numa situacao em que o caloiro se ve junto com outras pessoas deslocadas do seu meio. Nisto e bastante eficiente

Ja que andaste a colocar groupthink, usa a psicologia para ver o que acontece com a praxe.
E um processo acelerado de integracao onde ha uma maior exposicao a outros as pessoas dentro do mesmo grupo que quando comprado com uma situacao de "paraquedas" ou de "festa".
Para este processo nao e necessario um sistema de humilhacao.

Isto e utilidade da praxe.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 27 Jan 2014, 15:49 
Chuck Norris
Chuck Norris

Como já referi, as praxes não adicionam absolutamente nada a actividades de team-building normais. Podes perfeitamente ter festas e outras actividades para as pessoas se conhecerem, sem teres as praxes.

Esse argumento é parecido com o da igreja católica e a bondade das suas missões. Como se a obra da madre teresa de calcutá levásse à conclusão que as missões católicas no mundo são uma coisa boa. Ora, é perfeitamente possível e muito mais desejável fazer caridade no mundo sem o envólucro missionário. A madre teresa acreditava que a dor aproximava as pessoas de deus e por isso limitava o uso de analgésicos a tratar doentes terminais, por exemplo. A caridade em si é uma coisa positiva, todo o leque de crenças cristãs não. A integração de estudantes na universidade é uma coisa positiva, todo o leque de rituais da praxe não.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 27 Jan 2014, 16:08 
Teh dieb
Teh dieb

"A integração de estudantes na universidade é uma coisa positiva, todo o leque de rituais da praxe não."

Epa, a serio?
Nao foi o que se tem estado a debater?

Obvio que o Meco e um existentes que nao e positivo, mas jogos existentes na praxe e "negativo"? Ou visitas a hospitais como se faz em Aveiro, onde as criancas pintam as caras aos caloiros?
Epah. Se achas que nao adiciona absolutamente nada, estas na tua opiniao. Eu discordo.
Cria-se uma camaradagem diferente.

Nao e necessario um sistema de hierarquia ou humilhacao. Nao senti isso na praxe. Nao dei a passar isso na praxe.

Estava-se la para ter uma experiencia fora do normal em que se pudesse olhar para tras com alguma saudade.
Obviamente que o Meco, as pedras nos joelhos, o restejar no chao a frente de pessoas nao e isto.
Tanto que nao me fizeram e nao fiz nada disto.

A praxe e para se divertir. E das poucas alturas da Univ em que se pode fazer isso a serio.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 27 Jan 2014, 16:10 
Chuck Norris
Chuck Norris

warding wrote:
Porque é que o pessoal que defende as praxes ainda não conseguiu explicar o que é que as praxes trazem de bom que não seria possível sem hierarquias, sem as instituições de praxes, sem veteranos ou duxes, sem uma suposta cultura de obediência dos caloiros?

Os argumentos pró-praxe:
"Quem critica as praxes não as conhece" - isto é claramente mentira na generalidade dos casos e em particular no meu.
"Eu diverti-me" - Eu não. Se concordamos que o objectivo é fazer com que os caloiros se divirtam, para que servem todas as instituições de praxe? Porque é que não se fazem só festas e team-buildings?
"Um caso não é representativo da generalidade das praxes" - Ninguém está a argumentar que todos os caloiros morrem nas ondas do Meco. Um dos argumentos é que se não houvesse a instituição das praxes, estas casos não aconteceriam. Mas não é o centro das criticas, mesmo se não houvessem casos de mortes/violações, as praxes continuam a ser uma instituição inútil na melhor das hipóteses.

Em que raio de circunstâncias da tua vida é que irias alguma vez fazer o que fazes nas praxes fora delas? Todas as brincadeiras, todo o convívio que os caloiros vivem entre eles e com os veteranos, que ajudam a estabelecer imediatamente relações com alguém e a formar uma estrutura de apoio? Não sei que praxes andaste a viver, mas no meu curso são 200 caloiros por ano. As praxes ajudam toda a gente a integrar-se duma maneira que aqui seria bem mais difícil quando não há turmas pequenas nem um circulo mais pequeno de gente com que te vais dando como na maior parte dos cursos. São pessoas que num dia são estranhos, e ao final desse mesmo dia já andam a falar entre si e a conviver mais abertamente quando toda a gente passou por brincadeiras parvas num ambiente seguro em que não se é gozado por usar orelhas de burro, porque toda a gente as usou, ou fez o <whatever> que expõe logo as pessoas todas ao ridículo duma maneira saudável. Estão todos em pé de igualdade, e principalmente para os caloiros mais tímidos é uma grande ajuda pois passados os momentos iniciais toda a gente é amigável e toda a gente tem algum contacto forçado. Tás a ver aquele ambiente entre amigos, em que há o 'à vontade' pra se falar e fazer de tudo à frente deles? É a coisa que uma praxe mais impõe até um certo limite. E no que toca a relação caloiros-trajados, eles sempre serviram de suporte. Desde apontamentos e eperiência pessoal sobre o que for relativamente à faculdade e na vida pessoal, já que é esse o papel de padrinhos e madrinhas também, até criar amizades e introduzir recém chegados à faculdade e às pessoas com que vão passar os próximos anos, muitas vezes vindo do cu de judas sem qualquer apoio na cidade onde estão. Além de tudo isso, a hierarquia da praxe obriga-te a isso mesmo, respeitar uma hierarquia. Além de ser obviamente necessária para a sua organização, a mentalidade que se tenta passar é que na faculdade são todos iguais e isso passa por começares de baixo e respeitares quem está acima de ti, que não é o bicho feio de abuso estilo nazis que se faz passar. Se ocorrer, não é da responsabilidade da praxe em si mas da responsabilidade pessoal do trajado que fez meda no decorrer da sua actividade. Guess what, esse gajo é depois fodido pelo resto da malta. Já vi pessoal trajado a encher por terem feito o que não deviam, como já enchi eu várias vezes juntamente com todos os outros porque colectivamente se fez algo que não devia, e nem estou a falar de humilhação aqui. Tal e qual como já doutores e caloiros juntamente participaram todos na mesma actividade, seja encher, seja qualquer coisa idiota por vários motivos, bons e maus. E isto é uma coisa imposta propositadamente, não porque é divertido gozar com caloiros mas para o bem de toda a gente que está no curso. Se chegam cá putos com a mania que são algo seja por serem bullies, ou por limparem o cu a notas de 500€, levam um reality check e têm ali uma oportunidade de mudar logo um pouco a mentalidade, da mesma maneira que muita gente sente quando passa do básico para o secundário. E a praxe é a junção de tudo isto, tem o seu propósito benéfico e tem a sua maneira de ser que não é má.

Explica-me como raio é que isso é mau ou desnecessário, e como poderás criar o mesmo ambiente social e de conforto fora duma praxe. A sério toda esta discussão é tão inútil que até doi... Um pouco de bom senso é o suficiente para impedir que este tema seja discutido porque o que aconteceu na lusófona não se aplica no geral, ponto. E se o teu problema como o de muita gente é a simples existência da praxe quando não concordam com isso, pá informem-se do que é uma praxe. Se tu passaste por uma má experiência, então lamento, mas tiveste azar. Se és o tipo de pessoa que não se enquadraria numa praxe seja ela como for porque te obriga a tares num papel de submisso (e eu uso esse termo duma maneira muito livre) então tens a opção de não meter lá os pés. Espero que estejas preparados pra engolir sapos numa vida profissional, principalmente. Agora com toda esta conversa de se abolir as praxes e afins, já se começa a tratar de negar os direitos dos outros porque tu não gostas daquilo. Tenham juízo e bom senso. Sinceramente não me parece que esta conversa vá evoluir porque simplesmente recusas-te a ver outro ponto de vista que não o teu.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 27 Jan 2014, 16:15 
Chuck Norris
Chuck Norris

Já agora falas em team building, mas isso não é algo que se faça tão bem para miúdos de 18 anos. É uma coisa fantástica em empresas por exemplo, mas as mentalidades são totalmente opostas e não funcionam minimamente tão bem, e team building por si só não vai cobrir o papel que padrinhos e madrinhas oferecem a caloiros, nem a cobrir a mentalidade de igualdade que se quer incumbir na faculdade. Pralém do óbvio, que no fundo o pessoal quer-se divertir, e é uma boa maneira de fazer coisas 'estúpidas' dentro dos limites do bom senso apenas em nome duma diversão inocente. E é uma excelente maneira também de envolver o pessoal mais velho, se na volta doutra maneira já se estaria a cagar.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 27 Jan 2014, 17:14 
Chuck Norris
Chuck Norris

Johnny wrote:
Eu acho que existe malta demasiado parva de um lado e demasiado madalena ofendida do outro.

^
This.

Do it if you like it, don't do it if you don't. Eu não quis ser praxado, e tive a minha própria vida na faculdade com as pessoas que ia conhecendo ao meu próprio ritmo. Bastou dizer não obrigado.

Não quer dizer que fizesse parte do M.A.T.A. ou andasse a protestar a praxe, tenho mais que fazer. Pessoalmente, não encaixa comigo de todo, e tal como toda a gente tenho a minha própria opinião. Não quer dizer que vá impedir outra pessoa de participar na praxe.

Se alguém é incapaz de resistir a peer pressure na faculdade, está na responsabilidade de quem praxa de saber ler isso na linguagem corporal da pessoa. Há estúpidos em todas as esferas do mundo, e isso inclui praxados e praxantes.

Não se abole uma coisa só porque contém participantes que fazem merda, e isso aplica-se a tudo desde as praxes ao sacerdócio, desde o governo aos jogos de vídeo, desde os desportos radicais ao álcool (o que me lembra, nikA, grande LOL @ perder as chaves por osmose XD).

Se fizermos isso, vamos acabar por ter sempre algum sector da sociedade não só a arranjar razões para abolir qualquer coisa, mas a conseguir.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 27 Jan 2014, 17:23 
Chuck Norris
Chuck Norris

http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Arti ... tml?page=0

Entretanto artigos de opinião como este andam para ai a nascer que nem cogumelos. Este sinceramente parei de ler quando ela disse que se juntou ao MATA, Mas começo a pensar que para se ser jornalista nao se pode ser praxado. Ou isso, ou qualquer jornalista que escreva um artigo a favor da praxe é olhado de lado e vê o seu trabalho ir pra uma gaveta..

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 27 Jan 2014, 17:27 
Chuck Norris
Chuck Norris

O que não causa controvérsia não é notícia. Tem de estar sempre algo mal.

Quote:
Bastaram poucos minutos para dar razão à existência daquele grupo de pessoas a quem hoje agradeço a força que deram a muitos dos meus colegas para dizerem “não”.

É contra a pressão de grupo, mas louva um grupo que pressiona dizer não.

The irony is strong in this one.

De facto, se precisas de uma organização extremista inteira para saber dizer não, falta-te alguma opinião própria, digo eu. xD

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 27 Jan 2014, 18:04 
Chuck Norris
Chuck Norris

Como eu já referi, há exemplos de integração de caloiros (Freshers' week em universidades em UK, em particular na que conheço melhor, a U. of Bath), sem qualquer hazing/praxes.

Quote:
Já agora falas em team building, mas isso não é algo que se faça tão bem para miúdos de 18 anos.

Não sabes do que estás a falar.

Não é por ter tido uma má experiência nas praxes que agora estou a chorar. Não tive uma má experiência. Conheci muitas pessoas mas em geral foi uma granda seca. Tive foi uma experiência em Inglaterra onde vi como recebem os caloiros e onde não só cumprem todos os objectivos possíveis de integração de caloiros na faculdade de uma forma que nenhuma praxe em Portugal consegue, como fazem as praxes em Portugal parecer um ritual matarruano-saloio. Cada vez que vejo palermas de capa na FCT a praxar caloiros faz-me lembrar do nosso atraso.

" Sinceramente não me parece que esta conversa vá evoluir porque simplesmente recusas-te a ver outro ponto de vista q
ue não o teu."

Todos repetem esta merda. Eu já passei por praxes e na altura achei OK. Já vivi o vosso ponto de vista. Vocês é que aparentemente não conseguem imaginar integração de caloiros SEM as praxes. Eu já vivi ambas as situações. Se calhar vocês é que estão a ser tapados? Imagino que tenham tido boas experiências e depois praxaram os outros e foi tudo "na boa", não houve abusos e tudo bem. Nunca argumentei que não hajam caloiros que gostem de praxes. Só estou a sugerir que dêem um passinho atrás e tentem imaginar uma semana de integração de caloiros sem praxes, mas com eventos para integrar alunos.

Freshers' week:
Image
Praxes:
Image
Freshers' week:
Image
Praxes:
Image

É experimentar meter os dois termos no google images e ver o que aparece.

Quote:
Além de ser obviamente necessária para a sua organização, a mentalidade que se tenta passar é que na faculdade são todos iguais e isso passa por começares de baixo e respeitares quem está acima de ti

Não reparaste na ironia desta frase quando a escreveste? :)

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 27 Jan 2014, 19:07 
Chuck Norris
Chuck Norris

Ok. Imagem que um jornal usa como exemplo da freshers week:

Image

Freshers week:
Image

Freshers week:
Image

Praxe:
Image

Praxe solidária:
Image

Image

Image

E para não ir muito longe essas duas últimas são do meu próprio facebook. O google serve para o quem bem quiseres.

Profile  
Reply with quote  

Post new topic Reply to topic  [ 2746 posts ]  Go to page Previous  1 ... 250, 251, 252, 253, 254, 255, 256 ... 275  Next

All times are UTC [ DST ]