kupp wrote:
Lyxs wrote:
kupp wrote:
-- CARROS --
Mais ou menos. O subwoofer do meu Punto amarelito de 2002 está mais morto que vivo, quero comprar outro. Isso é como os rádios, pode-se comprar um qualquer desde que seja do tamanho correcto ou tenho que tomar atenção aos watts do bicho ou qualquer outra coisa? Also, o subwoofer de origem vem
nesta caixinha própria para o carro mas duvido um bocado que um aftermarket tenha algo naquele formato portanto como funciona isto, posso enfiar a coluna naquela caixa à mesma ou tiro-a e meto no carro a que comprar? Isto é, suponho que isso se aparafuse a algum sítio e que não vá estar simplesmente pousada na bagageira.
Se fores a uma Norauto ( ou afins ) eles devem ter por la isso tudo e dizer-te como se monta. Se bem que essa caixinha parece um bocado específica realmente..
Desde q dê pra substituir a coluna em si deverá ser na boa mas tb n queria estar a comprar uma pra dps ver q n cabe e ter de arranjar um solução. Nem me importava de ter uma caixa diferente desde q ficasse fixada e n fosse algum monstro.
Jhonny é msmo a coluna, a camada de borracha q prende a drive ao plástico qd ela oscila rasgou-se completamente o q faz com q a drive oscile mais do q devia e comece a bater no plástico da caixa. Já tive a ver Alguns parâmetros mas n arranjo nd completamente igual pelos vistos. É assim tao critico manter tudo igual? O q me lixa é q o manual do carro n diz nd sobre o subwoofer, o q sei é o q consegui descobrir no google. Dai tb querer saber se n seria o caso de ser como os rádios em q qqer um serve basicamente.
O mais importante no teu caso é ser do mesmo tamanho, é fundamental para poderes substituir.
- Potência: convém ter um valor próximo ou superior, caso contrário podes queimá-la se meteres o volume muito alto.
- Impedância: convém ser a mesma mas não é obrigatório. As colunas são alimentadas em tensão e a impedância converte-as em potência, além de normalizar a linha entre o amplificador e a coluna. Se a impedância for menor, vais ter mais potência e vice-versa. Impedâncias diferentes introduzem degradações nas altas frequências, que podem não ser sequer perceptíveis, principalmente num woofer.
Em resumo, vê uma com o mesmo tamanho e formato e se quiseres andar numa discoteca ambulante, com maior potência possível...