kupp wrote:
Não me faz ponta de confusão ver um gajo a sair dum porsche com os seus sapatos de 300€ e iphone no bolso porque é esperado, é o símbolo de estatuto que falas, e honestamente estou-me a cagar dado que provavelmente é malta que estoira bastante mais dinheiro em algo muito mais fútil. Acredito que esses sim o comprem pelo que isso mostra às outras pessoas, e o comprem de propósito pra isso, bom pra eles. Mas não fico minimamente impressionado quando vejo pessoal da minha idade e arredores, pessoas normais, a gabarem-se que têm um iphone
Acabaste de descrever precisamente o porquê do iPhone ser aspiracional.
É precisamente isso.
Fica tão ridículo como o mesmo gajo usar uma camisola da Armani igual à do Ronaldo.
Mas... ele acha que usando esses poucos items, que apesar de caros, ele consegue comprar (um Porsche é impossível), dá a entender que é essa pessoa bem sucedida.
Se é ridículo? Em alguns casos é. Noutros não.
Eu não tenho dinheiro para um Porsche, mas não é um esforço económico absurdo comprar um iPhone, nem fico ridículo com ele. Comprei-o não só por de facto gostar muito mais da experiência, mas também pela imagem que o iPhone projecta de mim, ou que eu penso que projecta.
Se outros vêm essa imagem? Não sei, eu vejo e isso faz-me feliz.
Então basicamente acabamos por discordar da "validade" dessa imagem aspiracional. Eu não ligo nada a isso, acho estúpido na verdade, menos nos tais gajos que limpam o cu a notas de 500€ mas espero um pouco mais de bom senso de quem não está nessa posição porque dar tanto dinheiro por um símbolo de estatuto, epa... Sou uma pessoa pragmática, tem que haver uma funcionalidade que justifique o preço tão alto, dar uma diferença de 500€ e abdicar de algumas vantagens que teria no android em nome do estatuto não me faz sentido nenhum mas cada um faz o que quer. Ainda pra mais nesta história dos iphones que há imensas alternativas e a meu ver melhores, por muito menos. E isto sou que a única coisa de "marca" que tenho são uns all stars originais.
Nada com um "novo" produto Apple para reavivar isto...

É um bocado cómico/frustrante ver que foi preciso isto pro fórum ter mais actividade...