MasterBarata wrote:
A divida externa portuguesa não irá desaparecer tão cedo, só por default à divida!
Diz produtos transaccionaveis, que sejamos realmente muito competitivos a produzir? E encontras know-how e literacia pelo menos tão bons como nós a Leste e mais barata...
Assim de repente, estou-me lembrar de industria automóvel, semi-condutores, electrónica, mobilia e têxtil. E não, não estou a falar neste ultimo para têxteis de baixa qualidade. Estou a falar de qualidade já superior. Dentro deste mercado de têxteis produzimos bom e barato.
Quote:
Nah. Nós não temos grande know-how, nem somos mto literados, nem somos baratos. Não somos competitivos em termos de mão-de-obra (in fact, os nossos salários são elevados demais para a nossa produtividade, e vão ter de descer), nem em termos de impostos ou regulação.
Paradoxo. Porque é que o Português quando vai para fora é extremamente bem cotado?
Será sistematico, sistémico ou será por uma outra razão... não sei, talvez pelos dententores dos meios de produção.
Ah, quero ver um gráfico disso, colocando de fora a função publica.
Quote:
Culpar a "classe endinheirada" (quem é ela? mto poucos ainda são ricos em PT) é a knee-jerk reaction da esquerda, é sempre fácil.
Pois. A questão de bastantes investimentos de hoje em dia virem de fora, seja ela Toyota, Ford, Renault, VW, IKEA, Nokia Siemens, Siemens etc. etc. é totalmente culpa da esquerda, do Estado e de não sabermos trabalhar. Talvez não seja culpa de quem o tem não se mobiliza.
Sei lá.