All times are UTC [ DST ]

Post new topic Reply to topic  [ 1705 posts ]  Go to page Previous  1 ... 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42 ... 171  Next
  Print view

Re: Parlamento Tud'a Monte
Author Message
PostPosted: 18 Mar 2010, 15:30 
Teh dieb
Teh dieb

valores financeiros crescem e desaparecem rapidamente. No final, o que fica são ou metais preciosos, produtos energéticos ou bens manufacturados.

Portugal não tem nada destes três em quantidade necessária.

Claro que é competitivo produzir cá. Por isso é que algumas multinacionais ainda apostam cá. Temos know-how, somos literados e baratos.
A nossa classe que detêm a riqueza são é uns grunhos de primeira.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 18 Mar 2010, 15:42 
Chuck Norris
Chuck Norris

A divida externa portuguesa não irá desaparecer tão cedo, só por default à divida!

Diz produtos transaccionaveis, que sejamos realmente muito competitivos a produzir? E encontras know-how e literacia pelo menos tão bons como nós a Leste e mais barata...

Fomos e seremos campeoes!

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 18 Mar 2010, 15:43 
Chuck Norris
Chuck Norris

Nah. Nós não temos grande know-how, nem somos mto literados, nem somos baratos. Não somos competitivos em termos de mão-de-obra (in fact, os nossos salários são elevados demais para a nossa produtividade, e vão ter de descer), nem em termos de impostos ou regulação.

Culpar a "classe endinheirada" (quem é ela? mto poucos ainda são ricos em PT) é a knee-jerk reaction da esquerda, é sempre fácil.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 18 Mar 2010, 15:55 
Teh dieb
Teh dieb

MasterBarata wrote:
A divida externa portuguesa não irá desaparecer tão cedo, só por default à divida!

Diz produtos transaccionaveis, que sejamos realmente muito competitivos a produzir? E encontras know-how e literacia pelo menos tão bons como nós a Leste e mais barata...

Assim de repente, estou-me lembrar de industria automóvel, semi-condutores, electrónica, mobilia e têxtil. E não, não estou a falar neste ultimo para têxteis de baixa qualidade. Estou a falar de qualidade já superior. Dentro deste mercado de têxteis produzimos bom e barato.

Quote:
Nah. Nós não temos grande know-how, nem somos mto literados, nem somos baratos. Não somos competitivos em termos de mão-de-obra (in fact, os nossos salários são elevados demais para a nossa produtividade, e vão ter de descer), nem em termos de impostos ou regulação.

Paradoxo. Porque é que o Português quando vai para fora é extremamente bem cotado?
Será sistematico, sistémico ou será por uma outra razão... não sei, talvez pelos dententores dos meios de produção.

Ah, quero ver um gráfico disso, colocando de fora a função publica.

Quote:
Culpar a "classe endinheirada" (quem é ela? mto poucos ainda são ricos em PT) é a knee-jerk reaction da esquerda, é sempre fácil.

Pois. A questão de bastantes investimentos de hoje em dia virem de fora, seja ela Toyota, Ford, Renault, VW, IKEA, Nokia Siemens, Siemens etc. etc. é totalmente culpa da esquerda, do Estado e de não sabermos trabalhar. Talvez não seja culpa de quem o tem não se mobiliza.

Sei lá.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 18 Mar 2010, 16:00 
Chuck Norris
Chuck Norris

tudo o q me apraz dizer sobre isto é: nem tanto ao mar, nem tanto à terra. mas aprecio o ressurgimento deste tópico.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 18 Mar 2010, 16:22 
Chuck Norris
Chuck Norris

Quanto a literacia:
http://www.nationmaster.com/graph/edu_l ... high-level
http://www.nationmaster.com/graph/edu_a ... ing-adults
http://www.nationmaster.com/graph/edu_m ... l-literacy
etc e tal

É óptimo virem investimentos de fora, mas este não tem sido assim tão famoso em Portugal. E o triste é quando é feito à base de favores e concessões do Estado para aproveitamento politico.

Se há realmente oportunidades para gerar indústria lucrativa em Portugal e estas não estão a ser tomadas porque quem tem dinheiro não tem visão, então... nada a fazer né? O problema desse diagnóstico é que não tem solução.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 18 Mar 2010, 16:35 
Teh dieb
Teh dieb

estás-me a dizer que com 6 anos de escola somos o 26º pais em termos de matemática? :facepalm:

Estranhamente, os nossos competidores ou não fazem melhor ou nem aparecem nesses gráficos
;)

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 18 Mar 2010, 16:40 
Chuck Norris
Chuck Norris

Não, isso foi de um teste feito a putos de 15 anos, não é da população adulta média. E tamos em 24º pq só aparecem 27 países né.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 18 Mar 2010, 16:46 
Teh dieb
Teh dieb

Dificilmente estou a achar correlação entre grau de educação, literacia e a média de de escolaridade por adulto. Na melhor das hipóteses é altamente dúbia.
16%-40% mais tempo em média de tempo na escola está a traduzir-se em menos de 5% nos resultados em matemática. Então em literacia cientifica é uma obscenidade. Ver Grécia e Espanha, por ex.

Lies, damned lies and statistics.

Profile  
Reply with quote  

PostPosted: 18 Mar 2010, 16:52 
Chuck Norris
Chuck Norris

Eu não sugeri que havia uma correlação entre esses dados. O meu único argumento é que em praticamente TODOS os dados de educação, Portugal surge no fundo entre os países desenvolvidos. Logo, a nossa mão-de-obra é meio 'ineducada' por comparação.

Profile  
Reply with quote  

Post new topic Reply to topic  [ 1705 posts ]  Go to page Previous  1 ... 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42 ... 171  Next

All times are UTC [ DST ]