Cenotaph wrote:
Só o Natal tbh...
E isso não tem nada a ver com o facto da Igreja ter "poder" suficiente para controlar os seus feriados dedicados num estado laico e independente. Só o facto de se ter que negociar isso com a ICAR é uma aberração. Giro, giro, era o D. Duarte tb poder negociar com o Estado o feriado do 1º de Dezembro e conseguir que seja só suspenso. Parece-me justo.
edit: afinal a Páscoa nem sequer faz parte da concordata, portanto fica mesmo só o Natal como mais relevante para a população. O Ano Novo também mas esse não é por motivos religiosos. Ambos seriam feriado estando ou não estabelecido um acordo.
Tirava-se Corpo de Deus, Assunção e Imaculada Conceição e estão aqui os 3 feriados mais insignificantes do ano. Junta-se Sexta-Feira Santa que tb não é da concordata e estão os 4. Profit.
Isto.
Os feriados serviam para comemorar datas importantes, ponto. Serviam e deviam servir. Eu tb fiquei chateada com o termos de pedir autorizacao ao Vaticano para decidir sobre feriados Portugueses. Os feriados em si nao sao relevantes, mas a forma como isto aconteceu pra mim e. Nao faz sentido.
E por mim sim, preferia mais dias de ferias no ano e menos feriados (como acontece no UK).
Mas na vdde somos dos q tem menos dias de ferias na europa