warding wrote:
Vem o outro e diz que quem recusa uma praxe depois leva com outra mais chata de castigo. O Tribunal da praxe é para quê?
As trupes de Coimbra a rapar cabelos às pessoas são o quê? Isto não é uma cultura de obediência?
Ou seja, o abuso de um grupo de estudantes e passa ser exemplificativo de toda a praxe em outros pontos do pais?
Ou seja, um rally paper, conhecer outros cursos, e gritar o nome do curso passa a ser igual a rapar cabelos e mandar "putos" para o mar?
O "tribunal" da praxe, como o observei nao passou de uma teatralidade engracada. Sera que o "tribunal" em Coimbra e exemplificativo de toda a praxe no pais?
Obvio que nao.
Quote:
Há pessoas com insuficiências psicológicas graves. Dêem uma capa e a autoridade para praxar caloiros, numa instituição que institui uma classe superior e uma classe inferior, e eles vão expressar todas as suas frustrações nos caloiros. Invariavelmente, todos os anos dá merda. Não é o facto de haver m0ngs na sociedade que é um problema - para isto a solução é um bocado mais complexa -, é o facto de se colocar os m0ngs em situação privilegiada para abusar de outras pessoas que é um problema.
Retirar contextos socio-económicos instituindo outro ainda mais vincado? Não andam para aí magnatas de monóculo a pedir-me para lhes ir buscar uma mini. É essa a utilidade da praxe? Para eu não me sentir mal por haver um gajo na Nova de Economia que andava de Audi e estacionava no parque coberto enquanto eu ia de comboio e metro? Que jeitaço que deu à minha auto-estima social.
Ja entendi que sofreste com a praxe e te sentes revoltado por isso. Nao tentes e igualar uma cambada de otarios que alguns cursos tem com o resto pais. A tua experiencia nao e de modo algum exemplificativa de todo o resto pais.
Se calhar o problema e do curso e nao da "praxe".
A simplificacao e o sensonalismo obviamente fizeram efeito.
Quote:
Also, quem é que defendeu as fraternities dos EUA?
O problema nao eram as praxes?
Olha esta ai um contexto social imensamente pior sem haver praxe.
Ha uma hierarquia criada de mais "alpha" que a praxe.
Como ha em praticamente em todas as universidades, quer as observes quer nao.